Site alemão publica alerta sobre ancoragem comercializada pela Fixe

O site alemão “Deutscher Alpenverein” publicou uma matéria desaconselhando o uso de equipamento de segurança da marca espanhola Fixe. A empresa é a maior produtora e fornecedora do sul da Europa de chapeletas e ancoragens para escalada. O site Deutscher Alpenverein (DAV) é um dos veículos de imprensa especializada em escalada de grande importância da Alemanha, com 465.000 visitas mensais aproximadamente. Em uma reportagem publicada no final de semana, a DAV avisa aos seus leitores de seu país, que uma ancoragem de uma parada (equipamento muito utilizado em vias esportivas) rompeu-se durante os testes. O rompimento foi averiguado no último elo da corrente veja figura no topo do artigo).

ADAV Sicherheitsforschung, um centro de pesquisas de segurança em montanhismo, detectou que as correntes de inox da ancoragem acabam quebrando, tornando insegura a prática de escalada. No estudo, o instituto de pesquisa detectou que o primeiro elo da ancoragem, que era soldado à mão, acabava corroendo com as intempéries e enfraquecendo, comprometendo assim a resistência da proteção. Em contato com a empresa espanhola, a DAV conseguiu apurar que não eram todos os modelos fabricados que acarretavam nesta insegurança.

alerta

Corrosão no último elo da corrente

Após a publicação identificar o defeito, a Fixe, por meio de um comunicado em sua homepage, afirmou que o modelo de ancoragem com marcação “PLX” podem ser utilizada. A empresa alegou também que o problema de corrosão identificado pelo instituto, não possui probabilidade de acontecer em “áreas de risco” (locais com maresia, ou com excesso de chuvas ou poluição).

Além disso, o comunicado da Fixe afirma que, após recomendação do UIAA, a empresa parou de fabricar ancoragens com Aço A2 (classificação do American Iron and Steel Institute). Os problemas, segundo o comunicado da Fixe, ocorreram por estarem as ancoragens com Aço A2 em áreas potenciais de corrosão. Após o comunicado da UIAA, a Fixe começou a utilizar o Aço Duplex (aço com excelente resistência à corrosão em meios agressivos).

alerta

Backup sugerido pela DAV

Ao final do comunicado, a Fixe declarou que recomenda a substituição da ancoragem com aço A2 que estejam em área de alto risco pelos modelos que utilizem aço Duplex.

Segundo a reportagem, o instituto de segurança em montanha sugeriu uma implementação de um backup para prevenir falhas no equipamento (confira na figura acima). Este, entretanto, não foi o primeiro aviso de falha de segurança que a DAV Sicherheitsforschung publicou a respeito da Fixe.

Para ler a reportagem completa, acesse: https://www.alpenverein.de

Publicação do estudo da DAV: https://www.alpenverein.de

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.