Sim, existe escalada no Mato Grosso do Sul

Somos um grupo pequeno de escaladores no estado, que atualmente vem tentando abrir algumas vias esportivas na região.

No estado temos rochas calcárias na região da Serra da Bodoquena, alguns basaltos perto de Campo Grande e muito, mais muito arenito por aqui.

Devido a complexidade de fixação de grampos no arenito, estamos então optando pela rocha calcária da Serra de Bodoquena.

Existem aproximadamente 8 vias no estado, sendo 5 em Morraria do Sul (Serra da Bodoquena), em Calcário com os nomes, “Rock in Roll”, “Mate o Mensageiro”, ”Chuva de Coró”, “Amarela, Azul e Rosa”, “Mistério das Cave” e neste local a a possibilidade de descobertas de muitos boulders.

Outras 2 estão em uma parte de uma pedreira de Basalto desativa, perto de Campo Grande com os seguintes nomes, “Pedra Lascada” e “Quimica da Gravidade” neste local tambem possui um bouder que se chama “Pedra Quente”.

Em Piraputanga a pedra predominante e o Arenito e lá existe uma grande infinidade de Bouders existentes e a serem descobertos segue o nome de alguns aqui, “Azulejos Ensaboados”, “Sushi Power” e “Pézinho”.

Você também encontra um enfiada de uma Via, que se começou mais não se terminou pela dificuldade que tivemos em colocar os pinos no Arenito.

Informo que não graduamos as vias por motivos de estarmos um poco despreparado para estarmos fazendo graduações precisas, assim não querendo deixar escaladores que vierem para cá desanimados se errarmos as graduações.

Também queria agradecer ao Julio Kalango, e o Eduardo Rodrigues do Rio de Janeiro, por terem nos ajudados recentemente, com trocas de informações e utilização de equipamentos de conquista.

Nos estamos de braços abertos para receber todos os escaladores do brasil e do exterior, esperamos que posamos estar abrindo mais vias para todos os escaladores deste país.

mato-grosso-do-sul

Sobre o Autor

Rafael Bonfim

27 anos é Formado em Turismo , Pós Graduando em Esportes e Atividades de Aventura.
Escala desde 2000.

There are 2 comments

  1. Raphael L. M. Batista

    Salve Salve,
    Sou morador de Camisão, distrito de Aquidauana assim como Piraputanga e gostaria de saber qual o pico que ficam esses bolders.
    Sei que o post e antigo, mas se fizerem algo por estas bandas mandem um e-mail, sou estudante da UEMS aqui da cidade mas venho de Sao Jose do Rio Preto – SP, onde praticava escalada indoor. Aqui indoor nem pensar, mas nas voltas de bikes fico namorando as rochas da região imaginando como seria interessante ter um grupo de escalada aqui por perto.
    Um abraço

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.