Parque Nacional do Itatiaia implementa exigência de ‘shit tube’ para travessias

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia que administra o Parque Nacional do Itatiaia, divulgou no dia de hoje em suas redes sociais a obrigatoriedade do uso do “shit tube”. A exigência vale somente para algumas travessias, não sendo obrigatório para caminhadas de curta duração.

Para os visitantes que forem fazer as travessias “Rancho Caído”, em dois dias, ou “Ruy Braga”, com pernoite nas ruínas do Abrigo Massenas. Todos os visitantes que optarem por estes passeios deverão apresentar o shit tube na portaria do Parque. A administração do parque se refere ao “shit tube” usando o termo formal de kit de tubo de dejetos.

O kit de tubo de dejetos é constituído por:

  • Recipiente com volume de 1 litro
  • Cal virgem
  • Jornal
  • Sacola plástica

A administração alegou que a norma ” visa reduzir a quantidade de dejetos humanos concentrados nos locais de camping e ao longo das trilhas”. Ao todo existem três travessias no PNI e todas partem do Abrigo Rebouças (2.350 m) e terminam na sede do Parque ou em Visconde de Mauá. As travessias são “Ruy Braga” (com opção chamada “Ruy Braga com Água Branca”), “Serra Negra” e “Rancho Caído”.

No site do ICMBio, em documento que estabelece as regras para as travessias, as novas regras de uso de shit tube’ não estão disponíveis.

There is one comment

  1. Marcelo Brito

    Após discussão interna, ficou decidido pela CTME (Câmara Temática de Montanhismo e Ecoturismo) e Coordenação de Uso Público do Parque Nacional do Itatiaia – ICMBio que o termo a ser utilizado seria “Tubo de Dejetos”.

    O termo mais comumente utilizado nos EUA é “Poop Tube” (Trad: Tubo Para Cocô”, que é mais didático, e pode ser utilizado livremente em salas de aula e palestras, sem ferir a sensibilidade de ninguém, do que o termo usado no título da matéria.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.