SESC Santo André inaugura parede de escalada com 20 metros somente de travessia

Recentemente disponibilizada para o público que frequenta o espaço físico do SESC Santo André, um projeto de parede de escalada o qual contou com a consultoria de Dimitri Wu Pereira, com 20 metros somente de travessia. Dimitri é considerado pela comunidade de escalada esportiva como dos grandes descobridores de talentos para a escalada além de ser grande difusor da modalidade entre os estudantes de Educação Física.

A parede de pouco mais de 2,5 metros de altura possui agarras disponibilizadas para permitir, caso não esteja lotada, uma travessia ininterrupta de até 20 metros de comprimento. O muro de escalada tem como principal objetivo, entre outros, de popularizar a prática da escalada a quem deseja conhecer mais sobre o esporte. A expectativa do SESC é diversificar ainda mais as atividades oferecidas pelo espaço.

Foto: Dimitri Wu

Atualmente na região metropolitana da cidade de São Paulo (também conhecida como Grande São Paulo e com cerca de 21,2 milhões de habitantes) que é uma das dez regiões metropolitanas mais populosas do mundo, há apenas dois ginásios de escalada (localizados dentro do município) e três muros (São Bernardo do CampoAcademia Competition e Praça Roosevelt) conhecidos da comunidade de praticantes da atividade.

Se comparado com outras cidades do Brasil como Belo Horizonte (três academias), Curitiba (três academias), Rio de Janeiro (duas academias), Goiânia (duas academias) e Brasília (quatro academias e um muro comunitário), conclui-se que São Paulo (ao menos a região metropolitana da capital) possui uma demanda reprimida de locais para a prática e treinamento de escalada. A escalada esportiva, em especial a indoor, está na expectativa de uma explosão de participantes já que, em meados de 2016, o COI anunciou a modalidade como esporte de exibição nos jogos olímpicos de 2020 em Tóquio.

Foto: Dimitri Wu

Em um artigo publicado na Revista Blog de Escalada o próprio Dimitri Wu esclarece o que, em sua visão, são os desafios para as competições de escalada no Brasil. A mídia tradicional também destacou os problemas vividos pelas entidades de classe do esporte através de reportagem especial ao jornal O Estado de São Paulo. Até o momento os Jogos Olímpicos da Juventude (Youth Olympic Games – YOG em inglês) e Jogos Panamericanos de Lima 2019 já anunciaram a inclusão da modalidade no seu programa.

O Serviço Social do Comércio (SESC) é uma instituição brasileira privada, mantida por empresários do comércio ( Bens, Serviços e Turismo) aberto à comunidade em geral. A unidade de Santo André-SP fica na Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar.

Foto: Dimitri Wu

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.