Manutenção de barracas: Como aplicar ou recuperar a selagem das costuras

Quanto mais profissional uma barraca de camping é, maior são os cuidados que se devem ter com este equipamento. No caso de uma barraca para quatro estações, preferencialmente usada por quem acampa em lugares com muito frio (abaixo de 0°C), uma das principais preocupações é com a selagem das costuras desta barraca.

A selagem é uma espécie de vedamento dos buracos dos fios da costura. A grosso modo é o equivalente à impermeabilização e isolamento de uma casa: evitar a entrada de umidade e/ou vento.

A preocupação com a selagem das costuras de uma barraca tem um motivo até simples: Em um camping em lugar muito frio, ou mesmo sob uma chuva torrencial, os furos das costuras permitem a entrada tanto de ar quanto de água. Portanto observar a selagem das costuras de uma barraca é uma obrigação de todo campista prudente e responsável, da mesma maneira que um motorista deva checar itens de funcionamento de um carro ao sair de viagem.

Alguns modelos de barracas sequer possuem selagem de costuras e, dependendo do local acampado, o desconforto é logo percebido pelo campista. Esta debilidade pode ser facilmente contornada, caso o campista procurar ele mesmo aplicar uma selagem.

Selagem de costuras

O selador das costuras de uma barraca é um líquido chamado propriamente de “Selador de Costuras” (seam sealer). No mercado existem diversas composições para os seladores de costura: Poliuretano, Poliuretano Aquoso e selagem à base de água. No Brasil é comercializado uma resina selante especial para poliéster e poliamida, que são os tipos mais comuns de barraca. Nos EUA é possível encontrar até mesmo selador de costuras em tecidos de algodão. O preço deste produto é relativamente barato.

A característica da resina ser especial para este tipo de material (poliéster e poliamida), deve-se ao fato de que não é qualquer selador que pode ser aplicado em uma barraca. O líquido selador de costuras pode ser aplicado em costuras tanto de barracas, quanto de sacos de dormir, lonas, tênis, mochilas, etc. Geralmente o selador de costuras é incolor, facilitando ser aplicado diretamente nas costuras (na parte interna da barraca).

Lojas de material de construção vendem vários tipos de seladores, entretanto por usar composição química não é indicado para serem aplicadas em barracas de camping. Portanto um produto específico para barracas deve ser comprado, geralmente encontrado em lojas de equipamentos outdoor de qualidade. No Brasil há apenas uma marca que comercializa este produto que, dependendo da localidade, pode ser difícil encontra-lo. O selador de costuras é comercializado em pequenos frascos de aproximadamente 55 gramas e com uma pequena espátula ou pincel para a aplicação.

As marcas mais conhecidas de resina para a selagem de costuras são:

Como aplicar selador de costuras

A aplicação do selador de costuras é relativamente fácil. A mecânica da aplicação é muito parecida com a pintura de unhas, comumente usada por manicures em salões de beleza.

À primeira vista o frasco do selador de costuras se assemelha muito ao de um vidro de esmalte para as unhas.

Para a aplicação, lembre-se sempre que tem de ser na parte interna da barraca, ou do saco de dormir:

  • Limpe a superfície com água e sabão neutro, procure remover as sujeiras e restos da antiga resina e deixe secar
  • Aplique o selador ao longo das costuras a partir da pequena espátula
  • Deixe que a resina penetre nas costuras até que seque por completo. Deixe secar pelo dobro do tempo indicado no produto.
  • Para uma melhor selagem, repita novamente a operação

There are 2 comments

  1. Rafael

    Olá pessoal.

    São dois pontos que gostaria de comentar. Comprei uma barraca usada da The North Face Spetrum 23. Toda “melada” e com o adesivo selante das costuras ja retirados. Primeiro teste de montagem da barraca super vazamento

    Solução:
    1- Comprei uma fita de silicone pra selar costuras, aplicacao profissional eh feita por grandes maquinas industriais. Eu apliquei com ferro de passar e pano de algodao. O rolo de 200metros (minimo) 60$.

    2- lavei a barraca apenas com água e sequei a sombra.

    3- apliquei spray impermeabilizante da Coleman.

    Peguei dois dias de chuva, nao tive problemas. O piso de nylon tb segurou junto a lona de protecao.

    Resolvido. Por enquanto.
    Estou no 10 uso da barraca e nao tive problemas. E nao esta “melada”

    Abs

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.