Sasha Di Giulian cria websérie para divulgar a escalada como estilo de vida

A expressão “Estilo de vida” é um conceito moderno que se refere à estratificação da sociedade por meio de aspectos comportamentais, expressos geralmente sob a forma de padrões de consumo, rotinas, hábitos ou uma forma de vida adaptada ao dia a dia.

É a forma pela qual uma pessoa ou um grupo de pessoas vivencia o mundo e, em consequência, se comporta e faz escolhas. Portanto sempre que alguém usar como argumento qualquer comportamento, seja ele certo ou errado, como um “lifestyling”, está simplesmente dizendo que aquilo é o que adotou para a vida dele (independente do que seja saudável ou não).

Sasha Di Giulian

Conceitos à parte, todo escalador e praticante de esportes outdoor adora alardear que o esporte é o mais um estilo de vida do que uma prática esportiva. Particularmente falando do estilo de vida do escalador, muitos deturpam o conceito com privilegiar o consumo pesado de drogas, praticar mendicância (muitas vezes em nome do minimalismo e desapego) e até mesmo viver em delinquência (em nome da desobediência civil).

Este tipo de comportamento, particularmente praticado por quem deturpou os conceitos e ideais do esporte, ajudou a construir vários preconceitos a respeito do esporte e seus praticantes.

Sasha DiGiulian

Foto: http://www.sasha-digiulian.com

Determinada a moldar o conceito de escalada como estilo de vida, a escaladora americana Sasha DiGiulian, junto de Javi Pec, lançou uma websérie a respeito do tema. Junto do roteiro de cada episódio, é possível ver também a atleta encadenando vias de graduação alta.

O primeiro episódio da websérie de Sasha DiGiulian, é abordada a importância que o esporte possui em sua vida. Enquanto reflete sobre o assunto, imagens de sua escalada na via “American Hustle”, em Oliana (local de escalada na Espanha), quando encadenou a via no final de 2017.

Quem é Sasha Di Giulian?

A escaladora americana Sasha Di Giulian já foi campeã mundial de escalada em 2012 e é a primeira mulher americana a escalar uma via de graduação 9a francês (11c brasileiro). Além disso a atleta americana já realizou mas de 30 FFA (first female ascent – primeira ascensão feminina), incluindo um big wall no Brasil no ano de 2016 e a “The Misty Wall” em Yosemite em 2017. Além disso, a americana é a única mulher a escalar a via “Magic Mushroom”, graduada em 7c+ francês (9b brasileiro) na face norte do Eiger. A via no Eiger é considerada a mais difícil da face norte.

Sasha DiGiulian

Foto: Francois Leabeau

Sasha Di Giulian começou a sua carreira na escalada aos seis anos de idade. Logo mostrou possuir talento para o esporte e logo aos sete anos de idade começou a competir. Sasha DiGiulian aos 11 anos de idade já tinha escalado uma via de graduação 8a francês (9c brasileiro).

A atleta é formada pela Columbia University em Nova York em “non-fiction creative writing” e “business” desde 2016, quando no final deste ano mudou para a cidade de Boulder, no estado americano do Colorado. No ano passado, quando o emoji de escalada foi aprovado, a imagem da escaladora foi baseada no semblante de Sasha Di Giulian.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.