Sapatilha de escalada ganha prêmio de inovação em feira de equipamentos outdoor

Todos os anos acontece a Outdoor Friedrichshafen na Alemanha, uma da mais importantes feiras do segmento no mundo inteiro. Na Europa é considerada a mais importante do velho continente. A partir do ano que vem a feira, que originalmente acontece na cidade alemã de Friedrichshafen, irá mudar para Munique. Logo no início da feira, vários produtos considerados inovadores pelos organizadores são premiados.

Dentre os 35 produtos premiados na feira, uma sapatilha de escalada chamou a atenção. A marca americana Mad Rock lançou na feira seu modelo Haywire. O prêmio foi concebido por causa do ajuste do dedão em sola côncava (chamado erroneamente no Brasil de “agressiva”). Apesar do formato, que muitas vezes proporciona desconforto ao escalador, neste modelo o design permite menos desconforto e mais precisão do escalador.

Os modelos das sapatilhas Mad Rock Haywire ainda não foram disponibilizados no mercado, muito menos para as mídias especializadas realizarem uma avaliação. Uma das grandes inovações desta sapatilha de escalada é a total integração da acomodação do dedão em todo o design do calçado.

Além disso, houve uma sensível diminuição da entressola que permite maior sensibilidade ao escalador, além de aplicar um tecido sintético que se adapta aos formatos dos pés dos escaladores. O tecido sintético é feito de material reciclado e a moldagem da borracha permite uma textura inédita em modelos de sapatilhas de escalada.

Outros equipamentos ligados à escalada também foram premiados.

Um deles foi a Vertical-Life, empresa especializada em guias virtuais, que criou um sistema de apuração de pontuação inovador e preciso para corredores de montanha.

Inovações para o montanhismo

Não somente a escalada em particular vivenciou uma evolução em equipamentos. Visto como a grande vedete do evento, eletrônicos voltados para montanhistas eram os mais disputados entre os produtos lançados. Um deles foi o inReach Mini, um comunicador satelital que permite que os montanhistas estejam em contato com o mundo, não importando onde esteja. Ele permite que o usuário envie e também receba mensagens via satélite.

Além disso há um botão de SOS e mensagens de emergência. O produto, lançado pela Garmin, vem para bater de frente com o Spot com um peço e serviço muito mais atrativo. O preço sugerido ao usuário final é de US$ 350,00.

Na área das mochilas a concorrência foi grande. A italiana Salewa com seu modelo Apex Wall Pack, foi recebida com entusiasmo por praticantes e lojistas.

Ainda sem preço final ao usuário, a mochila, desenhada para trekkings exigentes, possui um costado que amplia a respirabilidade, além de possuir nas suas alças presilhas magnéticas que permitem ser abertas e fechadas com apenas uma mão.

A grande surpresa, especialmente para quem apostava que somente as tradicionais marcas ganhariam prêmios, a dinamarquesa Oase outdoors lançou o isolante térmico inflável para camping em quatro estações FjellGard.

Misturando tecnologias (ar + espuma) possui um sistema especial de construção que garantiu uma performance superior a qualquer concorrente do produto.

Para mais informações a respeito dos vencedores: http://www.outdoor-show.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.