Saiba tudo sobre as escaladas no Morro da Palha – SC

DKP_5659O local de escalada conhecido como Morro da Palha fica em Ilha de São Francisco do Sul – SC

Atualmente um dos locais mais frequentados da Ilha, com escaladas esportivas e tradicionais, dividido em dois setores, um positivo com 6 vias de aproximadamente 50 metros e outro negativo com 14 incríveis vias.

O setor positivo conta com vias no estilo tradicional, ideal para quem está começando a dar suas primeiras guiadas, algumas delas mesclam proteções fixas e móveis, propiciando um enorme aprendizado a escaladores iniciantes e intermediários.

O setor negativo possui 14 vias, todas no estilo esportivo e equipadas com proteções fixas, que inclusive nesse ano foram todas regrampeadas e estão em perfeitas condições de segurança.DKP_5707

O grande barato desse setor é o tipo da escalada, que mescla resistência e técnica: ora com o quadril encaixado, ora pendurado nos braços.

A rocha (gnaisse) de excelente qualidade, com uma ótima aderência e não tão abrasiva se comparada ao granito, propiciando agarras abauladas em sua maioria e alguns regletes perfeitos e ergonômicos.

Apesar de poder escalar durante o ano inteiro, a melhor época é sem dúvida o inverno, que deixa a temperatura mais agradavel e afugenta os mosquitos típicos dessa região, além de deixar a textura da Palha_maio13-9365rocha em condições perfeitas. A sombra chega ao setor por volta das 13 horas e a brisa marinha refresca a rocha tornando as cadenas altamente prazerosas.

A graduação da parede negativa varia de 6º grau a 9b, sendo que a maioria fica na casa de 6º e 7º graus, ideais para formar uma base sólida para vias mais fortes.Palha_maio13-9392

Acesso

Indo pela BR-280 sentido Joinville – São Francisco do Sul, assim que chegar ao trevo que da acesso a empresa Arcelor Mittal (Km 11, deste ponto a parede já pode ser avistada a esquerda).

Faça o contorno e entre na primeira rua à direita (sem pavimentação) e quando essa termina, vire à direita e siga por aproximadamente 500 metros.

A trilha tem acesso por uma propriedade particular facilmente identificada pelo lago visível da estrada. Estacione o carro na rua próximo ao portão e siga pelo pasto em direção à parede, no final deste encontra-se a trilha.

Atente para a primeira bifurcação, logo no começo da trilha e vire a esquerda e siga até a parede, aproximadamente 20 minutos.

Vias

Palha_maio13-94311 – Mamão com Jiló 7a
2 – Mutle 7c
3 – Palha Assada 7a
4 – Fogo de Palha 6sup
5 – Por via das Dúvidas 7b
6 – Porvir das Críticas 6sup
7 – Extra Palha 6
8 – Faluja.com 6
9 – Paliativa 6
10 – Sangue de Dragão 7b
11 – Hábitos Noturnos 8a
12 – Marsupilani 9a
13 – Vara na Vaca 9b
14 – Mico de Circo 8c

 

croqui_palha_2013

baner_blogEscalada

Daniel Casas é um dos escaladores icônicos do Estado de Santa Catarina. Desde Boulder até alta montanha, escalada é com ele. Praticante assíduo de montanhismo desde 1988. Guia e Instrutor de Escalada certificado pela AGUIPERJ.
Tem o apoio de : Salamandra Escola de Montanha, Hard Adventure, Resseg e Jurapê Equipamentos para Aventura.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.