Saiba tudo sobre as escaladas no Morro da Palha – SC

DKP_5659O local de escalada conhecido como Morro da Palha fica em Ilha de São Francisco do Sul – SC

Atualmente um dos locais mais frequentados da Ilha, com escaladas esportivas e tradicionais, dividido em dois setores, um positivo com 6 vias de aproximadamente 50 metros e outro negativo com 14 incríveis vias.

O setor positivo conta com vias no estilo tradicional, ideal para quem está começando a dar suas primeiras guiadas, algumas delas mesclam proteções fixas e móveis, propiciando um enorme aprendizado a escaladores iniciantes e intermediários.

O setor negativo possui 14 vias, todas no estilo esportivo e equipadas com proteções fixas, que inclusive nesse ano foram todas regrampeadas e estão em perfeitas condições de segurança.DKP_5707

O grande barato desse setor é o tipo da escalada, que mescla resistência e técnica: ora com o quadril encaixado, ora pendurado nos braços.

A rocha (gnaisse) de excelente qualidade, com uma ótima aderência e não tão abrasiva se comparada ao granito, propiciando agarras abauladas em sua maioria e alguns regletes perfeitos e ergonômicos.

Apesar de poder escalar durante o ano inteiro, a melhor época é sem dúvida o inverno, que deixa a temperatura mais agradavel e afugenta os mosquitos típicos dessa região, além de deixar a textura da Palha_maio13-9365rocha em condições perfeitas. A sombra chega ao setor por volta das 13 horas e a brisa marinha refresca a rocha tornando as cadenas altamente prazerosas.

A graduação da parede negativa varia de 6º grau a 9b, sendo que a maioria fica na casa de 6º e 7º graus, ideais para formar uma base sólida para vias mais fortes.Palha_maio13-9392

Acesso

Indo pela BR-280 sentido Joinville – São Francisco do Sul, assim que chegar ao trevo que da acesso a empresa Arcelor Mittal (Km 11, deste ponto a parede já pode ser avistada a esquerda).

Faça o contorno e entre na primeira rua à direita (sem pavimentação) e quando essa termina, vire à direita e siga por aproximadamente 500 metros.

A trilha tem acesso por uma propriedade particular facilmente identificada pelo lago visível da estrada. Estacione o carro na rua próximo ao portão e siga pelo pasto em direção à parede, no final deste encontra-se a trilha.

Atente para a primeira bifurcação, logo no começo da trilha e vire a esquerda e siga até a parede, aproximadamente 20 minutos.

Vias

Palha_maio13-94311 – Mamão com Jiló 7a
2 – Mutle 7c
3 – Palha Assada 7a
4 – Fogo de Palha 6sup
5 – Por via das Dúvidas 7b
6 – Porvir das Críticas 6sup
7 – Extra Palha 6
8 – Faluja.com 6
9 – Paliativa 6
10 – Sangue de Dragão 7b
11 – Hábitos Noturnos 8a
12 – Marsupilani 9a
13 – Vara na Vaca 9b
14 – Mico de Circo 8c

 

croqui_palha_2013

baner_blogEscalada

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.