Saiba qual a diferença entre forro sintético ou de plumas de ganso para comprar jaquetas outdoor

A dúvida surge sempre no momento de escolher entre uma jaqueta, ou saco de dormir, com forro sintético ou com pena de ganso. Qual é o melhor? Qual o mais indicado? Qual dura mais?

Estas são as perguntas mais frequentes que os vendedores costumam escutar sobre os dois tipos de forro. Como a cada dia surgem novas tecnologias de materiais, fica difícil para acompanhar o que há de melhor no mercado. Portanto o objetivo deste artigo é orientar qualquer usuário, não importando o nível que se encontra em qualquer esporte outdoor, a escolher e recomendar de maneira mais rápida e adequada as roupas para as atividades no frio.

plumas de ganso sintetico

Todos usamos casacos para nos sentirmos aquecidos, e com uma sensação térmica mais perto do confortável possível. A sensação térmica, também conhecida como temperatura aparente, é a maneira a qual os sentidos percebem a temperatura do ar e que, obviamente, pode diferir da temperatura real. As condições climáticas que afetam a transferência de calor entre o corpo e o ar são a umidade, a densidade e a velocidade do vento. Isso porque nossa pele recebe as sensações que identificamos : dor, pressão, frio e calor , etc. Por isso é importante saber como é normalmente nossa sensação térmica com relação ao frio e calor. Caso sejamos friorentos, ou calorentos, interfere na escolha da qualidade do casaco que compramos

O termo sensação térmica foi popularizado após a Segunda Guerra Mundial, quando as tropas alemãs fracassaram, durante um inverno rigoroso, na invasão à Rússia. Para não repetir o erro tático das tropas nazistas o exército americano criou um índice de avaliação da sensação térmica relacionado à velocidade do vento que se popularizou e passou a ser divulgado juntamente com as temperaturas diárias

Como funciona o forramento

Para entender de que estamos falando, é necessário que saibamos como funcionam os forramentos e as roupas forradas. O forro, não importando se é sintético ou de pena de ganso, são materiais que podem comprimir muito e, quando expandem, ocupam uma grande quantidade de espaço. Desta maneira se cria no interior da roupa uma camada a qual “captura” o ar quente expelido pelo corpo, mas permitindo que ele também circule.

Este ar fica retino pela roupa de forma que não escape, provendo um aquecimento satisfatório mantendo assim o conforto térmico. Importante lembrar que as roupas forradas não geram calor. O que acontece na verdade é que mantêm o próprio calor do usuário.

Fibras Sintéticas

sintetico

As fibras sintéticas são fibras, em geral, obtidas a partir de polímeros: a poliamida (nylon), poliacrílicos, elastômeros, derivados de polivinilo, poliolefina e poliuretano. Estas fibras contém uma enorme quantidade de ramificações com distintas finalidades. Dentre os produtos mais utilizados para equipamentos outdoor como ThermoliteThinsulate, Primaloft, etc. Todas estas fibras sintéticas são de poliéster, e muito similares ao algodão, com o objetivo de inflarem igualmente a uma pluma de pássaro e manter o ar quente.

A vantagem primordial de uma fibra sintética, em comparação com a pluma de ganso, é que uma vez molhada continua mantendo o calor. Isso acontece porque os espaços internos, nos quais fica “estocado” o calor secam rapidamente. A velocidade de secagem de uma fibra é, em média, 20 vezes mais rápida que uma pluma.

A título de exemplo: uma fibra sintética molhada demora aproximadamente uma hora para secar-se, enquanto uma pluma nas mesmas condições demoraria praticamente um dia inteiro.

Portanto a fibra sintética é recomendada para usos em atividades outdoor que haja alta possibilidade de contato com umidade, chuva ou então em atividades aeróbicas intensas. Nas atividades aeróbicas intensas há excesso de sudorese, e esta umidade irá fazer com que as plumas fiquem molhadas, diminuindo drasticamente a eficiência do mantenimento do calor.

Plumas

As penas é a estrutura epidérmica que forma a plumagem, nas Aves. A pluma é apenas a parte desta estrutura, sendo conhecida pelas mais macias mas sem a coluna central. As penas macias oferecem calor às aves mantendo ar perto do corpo, isolando e prevenindo que eles percam calor para o meio ambiente. Portanto é um material natural, com melhor taxa de compressão, peso e retensão de ar quente.

pena

Por este tipo de propriedade é usada largamente na confecção de cobertas, travesseiros e roupas de inverno. Portanto a pluma é recomendada para situações de frio extremo e em situações que não tenhamos atividade física intensa. O forramento de plumas é excelente para equipamentos destinados ao descanso como sacos de dormir.

Por ter uma capacidade insuperável de comprimir e expandir, não existe nenhum material sinéctico que consiga igualar as suas propriedades e seu rendimento. As plumas também possuem uma longevidade muito maior que as fibras sintéticas, podendo ser usadas por anos a fio. Aliado a esta eficiência, também são agradaveis ao tato, e muito mais macias que qualquer forramento com fibra sintética.

Apesar de tantas qualidades a respeito de sua eficiência, sua vulnerabilidade à umidade funciona como a Kriptnonita para o personagem em quadrinhos Superman para contornar este problema as marcas adotaram algumas soluções para contornar esta debilidade. Uma destas soluções paliativas foi colocar junto das plumas tratadas quimicamente para conseguir que não molhem, o que a torna mais similar com o rendimento da fibra sintética. Criou-se assim uma película sobre a pluma que faz com que a água não impregne na sua superfície. Porém o inconveniente desta técnica é que perde um pouco de compressibilidade.

Uma outra solução encontrada foi cobrir a roupa com uma membrana impermeável. Porém esta outra solução torna a roupa mais pesada, além de também comprimir menos, fazendo com que o usuário sue mais caso necessite se movimentar.

plumas-de-ganso-

 

Forramento misto

Na procura de um equipamento o mais perto possível da perfeição fez com que algumas marcas apostassem no uso de forramento misto. Assim há roupas com os dois tipo de forramento distribuídos de acordo com a região que sofre mais, ou menos, frio. Exemplificando: nas partes mais propensas à umidade (mangas, gorros, axilas e ombros) são suadas fibras sintéticas para evitar que se molhem.

Este tipo de abordagem traz um sério inconveniente: a sensação de que alguns locais do corpo estão mais quentes que outros e, por este motivo, o aquecimento uniforme da roupa fica comprometido. Além deste inconveniente há outro: este tipo de produto é mais caro que os tradicionais.

plumas de ganso

Como comprar

Para comprar s sua jaqueta procure analisar que tipo de situações, terrenos e clima enfrentará em grande parte de seu uso.

Para a fibra sintética a medica da capacidade de aquecer é feita em gramas por metro quadrado (g/m²). Assim deve-se prestar atenção à quantidade de fibras que são colocadas na jaqueta que desejamos comprar. Quanto mais alto este número melhor será a capacidade da jaqueta conservar o conforto térmico e manter o calor.

No caso de uma jaqueta de pluma de ganso a qualidade pode ser medida através da capacidade de inflamento. Esta medida chama-se “cuins”. Esta unidade mede a capacidade de inflar e reter o calor de uma pluma. Quanto maior este valor, melhor será a capacidade da jaqueta manter o calor e conservar o conforto térmico.

Para frio intenso , em umidade relativa do ar seca e sem chuva, a pluma de ganso é, obviamente, a melhor opção sempre. Uma boa jaqueta (para o frio de país tropical) possui 200 ou 300 cuins, mais que isso é para climas mais severos. Esta medida é igual a um valor aproximado de 100 a 200 gramas de pluma.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.