Saiba quais são os sete passos essenciais para melhorar o rendimento esportivo

Todos nós sabemos que fazer exercícios, além de nos fazer sentir bem por liberar serotonina, dopamina e endorfina, nos traz benefícios à saúde. A prática esportiva sempre melhora a circulação sanguínea e aumenta a imunidade, reduzindo o risco de câncer e enfermidades cardiovasculares, entre outras coisas.

Mas praticar um esporte, qualquer que ele seja, não somente é manter-se em forma e divertir-se, também é treinar para alcançar um objetivo e, claro, é possível treinar comendo qualquer coisa. Mas uma melhora na alimentação afeta diretamente o rendimento e desempenho esportivo, assim como também ajuda a prevenir lesões. Por isso resolvemos oferecer as seguintes recomendações básicas para que renda ao seu máximo potencial.

Os conselhos foram colhidos junto à Ina González,, diretora da EATsmart México, que enumerou sete conselhos básicos para melhorar nosso rendimento esportivo.

Tome água

rendimento esportivo

Foto: https://www.shutterstock.com

O consumo de água sempre será o mais importante em qualquer exercício.

A água serve para manter os músculos bem hidratados para que exista uma contração muscular adequada, além de ajudar a prevenir lesões, pois funciona como um lubrificante nas articulações, tendões e músculos.

Tome café da manhã

Foto: https://chuckwagoneer.wordpress.com

É  muito importante que acabe com o jejum antes que passe 45 minutos depois de despertar.

Caso não tenha fome pela manhã, procure comer mesmo que seja uma pequena fruta ou algo similar. isso ajuda a evitar o acúmulo de gordura e a ativar o metabolismo. Além disso você se sentirá com mais energia durante o dia.

Consuma um carboidrato antes de treinar

Foto:http://www.lodgemfg.com

Com o propósito de ter a energia que necessita para render bem em um treino, não esqueça de consumir uma fruta antes de treinar. Os músculos funcionam com carboidratos e minerais, os quais guardam em forma de glicogênio.

Mesmo assim possuem um limite de armazenamento e enquanto o glicogênio muscular e hepático acabam, os músculos são utilizados como fonte de energia.

Sempre é necessário evitar o consumo de músculo como fonte de energia para que não exista fadiga.

Evite as gorduras

Foto: http://aranchmom.com

Desde as sementes até abacate, manteiga, creme de amendoim, ente outros, quando consumido antes e durante o exercícios faz com que o sengue foque parcialmente na digestão em vez de estar 100% focado na contração muscular.

Isso pode produzir fadiga precoce. Durante os exercícios é recomendado o consumo de carboidratos, mas isso depende do exercício, duração e intensidade.

Consumo de eletrólitos

Dependendo da taxa de sudorese do atleta, alem do tipo de exercício, duração, condições climáticas, entre muitas outras situações,  é o que define que tipo de bebida, além da frequência, deve ser tomada.

Além disso se a atividade física dura mais de uma hora e é extenuante, é recomendado o consumo de alguma bebida isotônica tipo Gatorade, Electrolit, Nuun, entre outras.

Proteínas depois do exercício

Smoothie de abacate e barrinha de Goji Berry com base de castanhas, sementes, e pasta de amendoim integral.

O consumo de proteína após os exercícios é importante devido à ruptura de fibras que sempre há nas atividades. A quantidade de proteína depende do tipo de atividade que está realizando.

As proteínas de alto valor biológico, como o whey protein (proteína do soro de leite), carne, frango, peixe, soja, etc, realizam um papel indispensável na recuperação dos músculos.

Frutas e verduras

Foto: iStock.com/Getty Images

Quanto mais extenuante for o exercício, maior a quantidade de radicais livres são liberados e causando inflamação celular, a qual deve ser evitada. Quando comemos diferentes tipos de verduras e frutas obtemos diferentes vitaminas e minerais que ajudam a combater os radicais livres.

Além disso, a contração muscular depende de minerais e nos ajudam a evitar lesões.

Conclusão

Agora que conhece as recomendações básicas de alimentação e hidratação, seu rendimento será muito próximo do seu máximo quando segui-las.

Todos os esportes e atletas possuem diferentes necessidades e tipos de alimentação, por isso recomendamos que procure um nutricionista de confiança para que desenvolva um plano de alimentação e hidratação adequado ao tipo de exercício que realiza.

Tradução autorizada de: http://www.freeman.com.mx

Banner_freeman

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.