Saiba quais são os equipamentos essenciais de um vídeo outdoor

O equipamento necessário para uma gravação outdoor depende enormemente da atividade esportiva que vamos realizar.

Evidentemente necessitaremos de um equipamento muito diferente de função caso formos gravar um vídeo de surf, base jump, maratona ou snowboard.

Mas ainda assim há certos elementos que se repetem em todas as modalidades outdoor.

  • Câmera (ou câmeras)
  • Jogo de lentes (se gravar com câmara DSLR)
  • Microfone ou equipamento de áudio
  • Tripé resistente (indispensável que tenha cabeçote fluído)
  • Complementos : travelings estabilizadores de câmera e etc.
  • Reservas : baterias complementares, pilhas, cartões de memoria reservas, e etc

Mais presente no âmbito de montanha há muitas praticas esportivas que podemos querer gravar : trekking, alpinismo, escalada de competição, corrida de montanha, mountain bike e etc.

Neste artigo nos centralizaremos em duas especialidades da escalada : escalada em boulder e escalada esportiva.

Em ambos os casos é necessário ter um equipamento básico e roupa técnica que nos permita trabalhar e mover com facilidade e comodidade para desenvolver na montanha da forma mais prática possível.

Nosso objetivo é de gravar, portanto devemos estar menos dependentes possíveis de outras circunstâncias.

Mais ao final do texto detalharemos o material para gravar tanto em boulder como em vias esportivas, mas convém levar em conta uma série de elementos que possam ser úteis em geral.

Nos referimos a canivete suíço, cinta tubular, flanges, alguma chave de fenda e etc.

Estes complementos podem ser realmente úteis em determinada circunstância especialmente se é sabido o tipo de parafuso, porcas ou mecanismos que tenham nossas câmeras e nosso equipamento de gravação.

Escalada em Boulder

Foto : Namuss Films

Foto : Namuss Films

É interessante poder dispor de várias câmeras para fazer várias tomadas distintas de uma vez.

Se por limitação de equipamentos não puder contar com várias câmeras que gravem ao mesmo tempo há de levar em conta que  se quer fazer um vídeo com mais de um ponto de vista, deverá gravar os movimentos em várias vezes para ser capaz de fazer uma montagem com os diferentes planos.

Se quer fazer uma gravação noturna, um jogo de iluminadores é imprescindível.

No caso de não querer gravar à noite sempre é recomendável possuir um iluminador ou refletor para compensar e igualar as luzes em certos lugares de boulder.

Mesmo que pareça uma bobagem, há de levar em conta os tipos de movimentos que vá realizar o escalador e o risco que levam e a consequência dele.

Considere se vai necessitar pessoas que façam a segurança para que possa realizar os movimentos com segurança.

Da mesma maneira combinar com o escalador sobre a quantidade de crashpads irá utilizar.

Pode parecer uma bobagem sem importância, mas é importante gerenciar estes detalhes para preservar a segurança do escalador.

Vias Esportivas

Foto : Namuss Films

Foto : Namuss Films

–  Corda Estática. para poder jumarear e ascender até a posição que ancoramos para gravar, o melhor é utilizar uma corda estática que tenha sido colocada previamente.

Também se pode jumarear com a corda dinâmica, caso seja necessário sua elasticidade e sua maior fragilidade poderia acarretar em problemas incluindo perigos em seu uso já que sofre maior desgaste.

Por isso, sempre que seja possível subir por uma corda estática , faça.

  • Cadeirinha (Baudrier) – É desnecessário especificar a obrigatoriedade de gravar em altura com cadeirinha, igualmente deve-se fazer com capacete.
  • Jumar – Mesmo que existam outros sistemas para poder subir por uma corda, o Jumar nos permitirá poder fazê-lo de forma cômoda, segura e ágil.
  • Croll – É um blocante muito ligeiro e efetivo que nos dará uma garantia de segurança e portabilidade, levando em conta a quantidade de material que vamos utilizar.
  • Um ATC ou similar para poder rapelar e baixar.
  • Uma bolsa adequada para poder subir o equipamento conosco e que quando estejamos pendurados trabalhando nos permita uma correta distribuição do material.
  • Balancinho – Em função das horas que se vá estar pendurado, ter um pequeno assento para repousar será imprescindível para evitar uma má distribuição sanguínea nas pernas por conta da gravação.

Um par de câmeras seria muito interessante para poder realizar um plano curto e longo.

Mas no caso de dispor de somente uma câmera sempre se pode salvar esta dificuldade realizando uma gravação que leve em conta este elemento, e que muito provavelmente levará a repetição de vários movimentos para poder gravá-los com distintos ângulos ou tipos de planos.

Especialmente em relação a este último ponto, e todos em geral, é importante coordenar-se com o escalador do tipo de via que se trata, o tipo de gravação que vai realizar, que quer o escalador, até onde pode repetir um movimento ou, caso contrário, que passos não vai ser capaz de repetir.

Sobre o Autor

Namuss Films

Namuss Films

Namuss Films é uma produtora audiovisual com sede em Barcelona e que desde 2011 produz textos, fotografias e vídeos seus próprios projetos. A produtora é administrada por Jon Herranz e Gerard

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.