Saiba quais são os benefícios da cafeína para atletas e montanhistas

A cafeína é a droga mais popular do mundo, podendo ser encontrada em grãos de café, folhas de chá, sementes, chocolate e, como não poderia deixar de ser, seu uso é muito difundido. Segundo a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) o café é bebida é a segunda bebida mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água. No Brasil é consumido aproximadamente 81 litros/habitante/ano estando presente em 98% dos lares brasileiros.

Sem nenhum exagero, em terras brasileiras ao menos, culturalmente é quase ofensivo recusar-se a servir café a alguma visita ou a um amigo. As franquias de negócios mais bem sucedidas no Brasil são aquelas que apostam na força da cultura de aproveitar esta bebida, e pode ser comprovada esta popularidade apenas observando os quiosques de café que existem em shopping centers, mercados e galerias.

cafeína-para-atletas4

Foto: http://fredcoffee.co.nz/

Por causa disso pode-se assumir que, de uma maneira ou de outra, todos consomem cafeína nas mais diversas bebidas disponibilizadas como café, chá, energéticos e etc. Por isso o COI (Comitê Olímpico Internacional) não mais a lista como banida e sim como “substância controlada e/ou restrita.

A razão da cafeína ser tão popular deve-se às suas propriedades estimulantes, ajudando a cada indivíduo a acordar e ser uma versão “turbinada” de si mesmo. Por este tipo de “turbinada” que atletas acabaram interessados em seus efeitos e em como eles poderiam melhorar a sua performance. Por isso a ingestão de café é quase que uma religião para trekkeiros, escaladores e montanhistas em geral.

Mas a cafeína de fato ajuda a melhorar a performance atlética de uma pessoa?

Como funciona a cafeína

Para entender como a cafeína poderá ajudar você em uma atividade física intensa temos de dar uma rápida revisada nas lições de biologia. Como descrevemos no início do texto, a cafeína é uma droga lícita por isso seu funcionamento biológico é parecido com as drogas ilícitas.

Durante o dia os neurônios estão transmitindo (célula do sistema nervoso) transmite sinais químicos e elétricos pelo seu corpo que na bioquímica são chamados de adenosina. O sistema nervoso usa um receptor especial para monitorar seu nível corporal de adenosina. Com o passar do dia, mais e mais adenosina passa através destes receptores, fazendo você ficar sonolento.

Esta é uma das explicações de porque você se sente cansado à noite. Uma de suas principais características da cafeína é justamente a inibição e bloqueio dos efeitos da adenosina. Desta maneira, a força contrátil dos músculos esqueléticos é acentuada além de outros efeitos como, por exemplo:

  • Melhora do estado de alerta
  • Diminuição da sensação de fadiga

Por causar os efeitos citados a cafeína é considerada pelos médicos como uma substância de alto potencial ergogênico e que aumenta consideravelmente o potencial para a prática física ou esportiva.

Cafeína e performance atlética

Vamos partir do ponto que mais interessa ao atleta: a cafeína trabalha reduzindo a fadiga e aumenta o ritmo cardíaco e o fluxo de sangue nos músculos.

cafeína-para-atletas1

Foto: https://www.alibaba.com

Por causa deste efeito não surpreende em nada que haja numerosos estudos que examinam os efeitos da cafeína no desempenho e melhora da performance do atleta. O seu uso como suplemento de esportistas é constantemente estudada pela Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva (Iternational Society of Sports Nutrition) e já foram obtidas as seguintes conclusões após intensivos estudos:

  • A cafeína é efetiva no aumento de performance de atletas quando consumida em baixas, ou moderadas, doses de 3 a 6 mg/kg
  • A cafeína não traz desempenho adicional aos atletas quando consumida em doses maiores de 9 mg/kg
  • A cafeína exerce um grande efeito ergogênico quando consumida na sua forma anidra (não contém água na sua composição). Os recursos ergogênicos são substâncias utilizadas com o objetivo de melhorar o desempenho esportivo e a recuperação pós atividade
  • A cafeína é ergogênica para exercício de máxima resistência e tem sido demonstrada ser altamente eficaz para o desempenho em provas contrarrelógio
  • cafeína mostra benefícios para exercícios de alta intensidade
  • A cafeína tem a capacidade de aumentar a analgesia (diminuir a sensação de dor) e assim permite realizar que exercícios mais intensos e extenuantes possam ser feitos por mais tempo
  • A cafeína promove o uso de gordura estocada para queima de energia, em vez de glicogênio, o que permite um emagrecimento durante a prática de exercícios físicos

De acordo com as conclusões científicas parece que a cafeína faz muito bem para o rendimento físico, mas repare que depende da dosagem consumida ao longo do dia. Para saber a sua dosagem ideal consulte uma nutricionista esportiva.

Para atletas de alto desempenho, especialmente quem participa de campeonatos muito disputados, devem prestar atenção nas tolerâncias de doses de cafeína para ser considerada doping ou não.

Considerações a respeito da cafeína

O mais importante a lembrar a respeito dos aparente benefícios da cafeína é que ela continua sendo uma espécie de droga. Sim, ela é lícita, mas continua sendo uma droga. Por isso há vários aspectos negativos a respeito de seu impacto na saúde das pessoas.

Uma pessoa bem preparada fisicamente terá efeitos sentidos mais sensivelmente do que uma menos preparada. Por isso alguém sem preparo físico mesmo que ingira uma quantidade absurda de café não terá uma grande diferença em seu rendimento, apenas estará arriscando a sua saúde por tentar não encarar a realidade de seu estado.

cafeína-para-atletas3

Foto: 37.media.tumblr.com

Um consumo exagerado de cafeína causa vários sintomas que impactam diretamente no bem estar do ser humano como

  • Insônia – Dificuldade em iniciar e/ou manter o sono e pela sensação de não ter um sono reparador durante pelo menos um mês
  • Indigestão – Dor incômoda no estômago que ocorre geralmente depois que comeu ou bebeu
  • Dores de cabeça – Cefaleias e enxaquecas
  • Arritmia cardíaca – Alterações no ritmo das batidas do coração
  • Desidratação

Um consumo moderado de cafeína que um ser humano pode ter é, em média, 250 miligramas por dia. O valor exato que um indivíduo pode tomar de cafeína varia muito e somente após uma consulta a uma nutricionista é que este valor pode ser estabelecido.

Recomendações para montanhistas

cafe-para-atletas2

Foto: https://lastday.club

Se você quer utilizar a cafeína para ter uma melhora no seu rendimento, desde que não seja competitivo, abaixo vão algumas dicas a respeito de como pode maximizar seus benefícios.

  • Ingerir cafeína 3 a 4 horas antes da atividade física intensa – Apesar dos níveis de cafeína no sangue atingir picos bem rápidos, o efeito máximo da cafeína nas reservas de gordura aparece ocorrer várias horas após este pico
  • Considere diminuir, ou cortar, consumo de cafeína 3 ou 4 dias antes da atividade – Esta abstinência fará com que qualquer tolerância à cafeína diminua e, assim, ajudará a maximizar o efeito da droga no seu organismo. Mas tome cuidado que este tipo de estratégia pode ter um efeito contrário. Consulte uma nutricionista para realizar esta estratégia
  • Tenha certeza que você usou cafeína somente em condições que você está familiarizado, senão seu corpo pode reagir negativamente. Nunca tente NADA novo nos dias que irá realizar atividades físicas intensas e que necessita do bom funcionamento de seu organismo

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.

There is one comment

  1. TIAGO PROCÓPIO

    Sou um “dependente” nato da cafeína. Quando vou para as montanhas ou trilhas, se não tomar aquele cafezinho pela manhã percebo uma perda de rendimento muito grande, principalmente quando se trata da concentração.
    Agora, discordo em relação da possível causa das dores de cabeça e enxaqueca. No meu caso, a falta da cafeína diária é um gatilho para a enxaqueca.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.