Saiba quais são os 10 mais relevantes artigos científicos sobre montanhismo disponíveis para download

O conceito básico de ciência é o seguinte: sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas. Com a ajuda da ciência do esporte a prática de escalada e montanhismo ganhou muito em termos de treinamento e otimização de resultados. Todo atleta que insistir em conhecimento empíricos, está condenado a ter rendimento medíocre sempre.

Empírico é um fato que se apoia somente em experiências vividas, na observação de coisas, e não em teorias e métodos científico e que não tem comprovação científica nenhuma. Portanto não é somente lendo artigos sobre treinamento que faz com que alguém esteja capacitado a receitar treinamentos a alguém. Aqui mesmo na Revista Blog de Escaladauma infinidade de artigos que abordam treinamento de escalada, dos mais diversos autores, mas que são resultado de estudo e aprimoramento do conhecimento. Por isso apenas ler um artigo não credencia ninguém a ser “especialista” em treinamentos.

Portanto este artigo é direcionado a quem realmente dedica sua profissão a entender a ciência do esporte. Para quem é generalista e leigo no assunto, talvez os artigos científicos coletados abaixo possam parecer chatos. Entretanto este artigo é totalmente voltado para quem já é educador físico, ou esteja estudando sobre o assunto academicamente.

Alguns títulos abaixo possuem vários autores, mas por motivo de espaço foi listado apenas o nome de um, para servir de referência.

Repositório Brasileiro Artigos

Como o conhecimento científico tem por filosofia o compartilhamento do conhecimento, um grupo de brasileiros resolveu criar um fórum, não pertencente a nenhuma rede social, para a publicação de artigos científicos.

A lista dos artigos científicos compilados é constantemente atualizada e pode ser acessada em: http://forumdeescalada.com.br

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.