Saiba quais os 5 procedimentos para combater a fadiga

A fadiga, também conhecido popularmente como cansaço, letargia e apatia, é um estado mental e/ou físico de estar fraco e cansado todo o tempo. Embora a fadiga mental e física sejam diferentes, as duas existem juntas. Como citado no filme Matrix: “o corpo não existe sem a mente”.

Se uma pessoa está fisicamente exausto por muito tempo, naturalmente estará mentalmente cansado. Mas as duas fadigas possuem diferenças:

  • Quando alguém experimenta uma fadiga física, significa que não pode continuar a funcionar em níveis normais de capacidade física.
  • A fadiga mental é sentir-se sonolento e incapaz de concentrar-se de maneira correta.

Uma das principais coisas a ter em mente é que a fadiga é um sintoma, e não um sinal como muitos acreditam. Lembrando que um sintoma é algo que o paciente descreve ao sentir (como dor de cabeça, tontura, ânsia de vômito, etc) e um sinal é algo que  o profissional de medicina detecta sem necessariamente conversar (erupção cutânea, dilatação das pupilas, odores, etc)

Portanto é importante saber que a fadiga física é um sintoma não específico, podendo assim ter várias causas possíveis.

Tipos de Fadiga

respiracaoAtividadeFisica-1

Assim como ocorre com todos os distúrbios físicos, há níveis de apresentação destes dos sintomas.

  • Fadiga temporária: é a exaustão ou cansaço que a pessoa pode experimentar durante um dia de trabalho, ou na manhã depois de exercitar-se forte durante a noite. Este tipo de fadiga tende a vir em ondas, causando sensação de montanha-russa
  • Fadiga crônica: É um estado quase constante de cansaço que limita os níveis de energia e capacidade da pessoa. No caso de suspeita deste tipo de fadiga a pessoa deve procurar um médico urgentemente.

Causas da Fadiga

As causas mais comuns de fadiga temporária são : desidratação, ingestão insuficiente de alimentos, dietas muito restritivas, deficiências nutricionais leves, desequilíbrios intestinais, estilo de vida, estresse e sono.

Por outro lado as causas mais comuns de fadiga crônica tende a ser resultado de infecções subjacentes, deficiências minerais graves, toxinas ambientais d desequilíbrios hormonais.

Como combater a fadiga

Se você suspeita está com surtos temporários de fadiga, e estabeleceu que não é apenas um caso isolado de cansaço há 6 passos que pode fazer para que não atinja um nível mais grave.

Mas atenção: Se suspeitar que pode estar com fadiga crônica, pare de ler agora e faça uma consulta com um profissional de área de saúde.

Tenha em mente que as dicas podem não tratam a causa raiz de uma fadiga crônica.

Dica 1: Coma bem (não confunda com comer muito)

melhorar-a-alimentacao-3

Se notou algum declínio acentuado no seu desempenho na escalada, ou mesmo na prática de um trekking, avalie como está a sua alimentação.

Avalie principalmente como está a qualidade de cada elemento da sua alimentação.

Escaladores e praticantes de atividades de natureza são conhecidos por não comer de maneira suficiente para cada sessão de treinamento.

Comer pouco não faz ninguém emagrecer, e por isso comer pouco pode fazer você simplesmente cair de rendimento.

Se você não possui uma dieta alimentar equilibrada, de preferência elaborada por um nutricionista, você está sabotando o seu próprio rendimento.

Dica 2: Hidrate-se corretamente

Foto: http://www.culturademontania.com.ar/

Foto: http://www.culturademontania.com.ar/

Todos estão cansados de ouvir isso, mas acredite que nunca é suficiente: hidratar-se corretamente é a maneira mais eficiente de combater a fadiga.

Deixe as piadas com que bebidas ruins como refrigerantes, cervejas e vinhos também possuem água para outra hora. O corpo humano precisa de água para funcionar bem, negligenciar isso é jogar todas as metas estabelecidas para o seu esporte no lixo.

O cérebro necessita de água da mesma forma que um carro necessita de combustível, e o músculo mais importante de um escalador é justamente ele.

Portanto você pode até conseguir ir do ponto A para o ponto B sem muita “gasolina”, mas a viagem vai demorar  muito mais que o necessário e pode até mesmo acontecer MUITAS paradas no meio deste trajeto.

Lembre-se: na escalada, ou qualquer esporte de montanha, seu corpo só chega se a sua cabeça chega primeiro.

Estudos disponibilizados em publicações científicas demonstram que a desidratação até mesmo suave por afetar o humor e concentração das pessoas. (leia o estudo aqui).

Portanto se está se sentindo cansado e irritadiço, um bom remédio pode ser um copo de água.

Dica 3 : Corte o açúcar e cafeína

Foto: http://saude.culturamix.com/

Foto: http://saude.culturamix.com/

Para quem está acostumado a beber litros e litros de café com açúcar (ou mesmo açúcar com café) pode parecer uma machadada no peito, mas infelizmente é necessário.

Estimulantes como açúcar e cafeína podem até mesmo fornecer energia de maneira imediata, mas os resultados não são muitas vezes de longa duração.

Algo parecido acontece com computadores que funcionam em overclock, ou carros tunados.

Se consumir muito açúcar (na forma de glicose), o pâncreas reage liberando insulina que no final das contas acaba tornando-se gordura.

Este processo é o que faz o conhecido “açúcar elevado”no sangue.

A melhor maneira de evitar esses picos de energia é reduzir a ingestão de alimentos açucarados (e até mesmo eliminá-los) e substituí-los por alimentos ricos em proteínas como carnes, ovos, nozes e sementes.

Procure ainda incluir nesta substituição alimentos ricos em fibras como grãos integrais, frutas, legumes, nozes e sementes também pode fornecer níveis de energia mais estáveis ​​ao longo do dia .

Dica 4 : Identifique deficiências em minerais e vitaminas

descanso_ativo_2

Magnésio, zinco, e muitas das vitaminas do complexo B estão diretamente envolvidas na produção de energia.

As vitaminas de ferro são essenciais para o fornecimento de oxigênio para as células.

Se você não está consumindo suficientemente estes nutrientes em sua dieta, em seguida, seu corpo não poderá produzir energia de forma eficiente.

Assim esta deficiência o deixará lento durante o dia, e nas suas atividades físicas.

Se está sofrendo de baixos níveis de energia ao longo do dia, considere começar a fazer algum exame de sangue.

Peça à sua nutricionista qual o melhor cardapio para equilibrar sua deficiência.

Dica 5 :Procure dormir melhor

desculpas-da-escalada

Se está acostumado a sempre dormir tarde, e acordar cedo, pode estar neste hábito a raiz de seu problema de fadiga física.

Não se pode frequentar baladas todos os dias da semana e acordar no dia seguinte bem cedo para treinar, trabalhar ou mesmo ir praticar seu esporte de montanha.

Pode parecer doloroso ouvir isso mas: não é compatível com esportes que exigem muito fisicamente de você realizar abstinência de sono.

Mas saiba que não é somente dormir, e sim ter uma qualidade de sono boa. Se está dormindo bem, mas sente-se como um zumbi durante umas duas horas de seus dias, há grande change que está faltando uma parcela de tempo no seu sono diário.

Se se sente sempre abruptamente acordado pelo despertador todo dia,  pode considerar ir para a cama mais cedo que o de costume.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.