Saiba o que é de fato liberdade de expressão

Em linhas gerais liberdade de expressão é o direito de qualquer indivíduo manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos. Liberdade de expressão é um direito fundamental do homem que garante a manifestação de opiniões, ideias e pensamentos sem retaliação ou censura por parte de governos, órgãos privados ou públicos, ou outros indivíduos.

A liberdade de expressão é garantida pelo artigo quinto da Constituição Federal Brasileira e também um direito estabelecido mundialmente pela Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU.

Porém, emitir a sua opinião não necessariamente quer dizer que está livre para ofender a outra pessoa. O limite da liberdade de expressão está em ultrapassar os demais direitos fundamentais de outros indivíduos.

Até mesmo porque o seu direito acaba exatamente quando começa o direito da outra pessoa.

Cometer preconceito ou proferir palavras racistas, por exemplo, não é liberdade de expressão, e sim um crime. Se a liberdade de expressão de um fere a liberdade do outro, então torna-se opressão. Resumindo: você tem todo o direito de reclamar, ou não concordar, com qualquer conteúdo. Incluindo os que estão dispostos gratuitamente aqui mesmo na Revista Blog de Escalada. Mas se a sua liberdade de expressão fere a liberdade do outro, então torna-se opressão e isso não é garantido por nenhuma lei de nenhum país democrático.

ScreenHunter_5470-Jan.-18-09.21

Mas por que este tema está sendo abordado por um veículo de imprensa dedicada a esportes outdoor?

Pela quantidade de pessoas que por desconhecer o que é respeito a outras pessoas, insistentemente ofendem e inventam mentiras a respeito do conteúdo aqui publicado. As mesmas pessoas que patrulham as redes sociais e criam a brigada de linchamento eletrônico. Como se estes mesmas pessoas fossem acima do bem e do mal.

Pessoas que pensam assim, possuem nanismo moral e intelectual e desconhece o óbvio de que ninguém está autorizado a ofender, sob qualquer hipótese, a ninguém.

Portanto caso não concorde com alguma coisa, antes de achar que pode falar o que acredita ser necessário, pense que talvez você possa ter de arcar com as consequências de seus pensamentos perante às autoridades.

Muitas vezes há colisão entre os direitos fundamentais que são assegurados a todos os indivíduos. Principalmente em relação à liberdade de expressão. Mas deve-se valer do bom senso e encontrar um equilíbrio para a coexistência desses direitos

Porque aquilo que você falar pode, e será, usado contra você em um eventual processo judicial.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.