Saiba o que é a Epicondilite Lateral – A dor no pulso por esforço repetitivo

A epicondilite lateral é uma lesão crônica, causada por um estresse repetitivo sobre os tendões dos músculos extensores do punho.Epicondilite-lateral-4

A articulação do cotovelo é formada por três ossos: úmero (no braço), ulna e rádio (no antebraço).

Na extremidade inferior do úmero (na região do cotovelo) existem duas protuberâncias ósseas, chamadas epicôndilo lateral e epicôndilo medial.

A epicondilite lateral, como o próprio nome diz, acomete a região do epicôndilo lateral, onde se inserem os músculos extensores do punho e dedos, tais como extensor radial longo do carpo, extensor radial curto do carpo, extensor comum dos dedos e extensor ulnar do carpo.

A epicondilite é causada por uma sobrecarga repetitiva destes músculos, muito usados atletas que utilizem raquetes, ou em movimentos cotidianos com o punho em extensão, como ao digitar por muito tempo.

Algumas agarras também podem posicionar o punho nesta posição.

Foto: http://firmefisio.blogspot.com.br/

Foto: http://firmefisio.blogspot.com.br/

O músculo sobrecarregado pode entrar em processo inflamatório, gerando uma tendinite; ou pode haver um desgaste do tendão (tendinopatia não inflamatória) por uma diminuição da vascularização destes tendões, causando dor ao esforço.

Ilustração: Lydia V.  Kibiuk

Ilustração: Lydia V.
Kibiuk

Os sintomas começam com dor na face externa do cotovelo ao esforço, evoluindo para sensibilidade da região ao toque e dor durante tarefas leves. Esta dor pode chegar a irradiar para o antebraço e punho.

No tratamento inicial da epicondilite deve-se diminuir ou cessar as tarefas que causam dor (às vezes até imobilizando a articulação) e realizar fisioterapia analgésica (crioterapia, ultrassom).

Aos poucos são introduzidos exercícios de fortalecimento e correção dos movimentos, para que estes sejam realizados de forma mais harmônica e com menor sobrecarga possível.

Foto: http://fisioterapiadenisepripas.blogspot.com.br/

Foto: http://fisioterapiadenisepripas.blogspot.com.br/

O fisioterapeuta também pode aplicar bandagens funcionais, que auxiliam na proteção da articulação e também na correção do movimento articular, além de dissipar a energia entre os tendões, diminuindo a sobrecarga sobre um tendão único.

Poucos casos evoluem para tratamento cirúrgico, pois a maioria tem sucesso ao tratamento conservador.

Banner_Denise600X100

There is one comment

  1. Silvia Gabriele Feminino Nascimento

    Estou com dores e inchaço no punha q esta evoluindo pra cutovelo, sendo dificil realuzar minhas atividades, o q tenho q fazer me afastar do serviço,sendo q os medicanentos nao fazem efeito, por motivo dos movimentos e pesos.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.