Entenda o que é e para que serve a Psicologia do Esporte

 

Hoje em dia a Psicologia do Esporte está sendo disseminada e sua importância está sendo vista, vivida, sentida e solicitada por muitos atletas. Mas na verdade o que é a Psicologia do Esporte, para que ela serve e até onde vai seu trabalho?

O Psicólogo do Esporte tem como objetivo compreender e lidar com os fatores psíquicos que interferem nas ações do exercício físico e no esporte. applied-sport-psychology-a-case-based-approach[1]

É uma área da psicologia que visa promover a saúde, a comunicação, as relações interpessoais, a liderança e a melhora do desempenho esportivo.

É importante ressaltar que o psicólogo esportivo não é um psicólogo clínico, isto é, ele trabalha ensinando o atleta a explorar ao máximo sua habilidade esportiva e com isso aprender a lidar com as diversas emoções e sentimentos que ocorrem durante um treino ou competição. Emoções estas que podem ajudar ou atrapalhar o rendimento do atleta.

Para manter o equilíbrio destas emoções o psicólogo do esporte entra com um trabalho de promover a saúde e ajudar o atleta a prever e controlar seu comportamento, e em consequência melhorar seu rendimento.

Visando a melhora do rendimento o trabalho do psicólogo é focado em alguns pontos, como por exemplo, o planejamento, a percepção de si mesmo e a concentração. No planejamento são definidos os objetivos através de uma análise das condições ambientais, ou seja, onde está sendo realizado o treino, as interferências do ambiente no corpo do atleta, em seu comportamento e outros.

A percepção de si mesmo é estimulada para o atleta discriminar o que está acontecendo com seu corpo, com seus músculos, articulações e tendões, bem como, de outros órgãos que estão envolvidos com a execução do movimento.

Foto: http://www.aventure.ac.in

Foto: http://www.aventure.ac.in

A concentração visa ensinar o atleta a focalizar a atenção naquilo que é relevante no momento do treino e de sua competição.

Um dos suportes principais também é o emocional, proporcionando condições para lidar com as cobranças, expectativas, competitividade, ansiedades, derrotas e vitórias e as consequências socioeconômicas que isso pode trazer para a vida do atleta. E neste mesmo nível não podemos esquecer também de pensar no tempo ocioso muitas vezes forçado devido a lesões.

Devido a todas estas interferências no mundo do atleta e que muitas vezes afetam seu rendimento e o alcance de seus objetivos em seu dia a dia, as metas, a visualização positiva da conquista e a rotina de treinos são muito importantes. Portanto, trace metas, acredite na conquista e leve à sério seus treinos.

A ousadia de ousar é uma aventura enriquecedora, que pode tornar sua vida mais plena e verdadeiramente.

Banner_do_artigo

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.