Entenda o que é e para que serve a Psicologia do Esporte

 

Hoje em dia a Psicologia do Esporte está sendo disseminada e sua importância está sendo vista, vivida, sentida e solicitada por muitos atletas. Mas na verdade o que é a Psicologia do Esporte, para que ela serve e até onde vai seu trabalho?

O Psicólogo do Esporte tem como objetivo compreender e lidar com os fatores psíquicos que interferem nas ações do exercício físico e no esporte. applied-sport-psychology-a-case-based-approach[1]

É uma área da psicologia que visa promover a saúde, a comunicação, as relações interpessoais, a liderança e a melhora do desempenho esportivo.

É importante ressaltar que o psicólogo esportivo não é um psicólogo clínico, isto é, ele trabalha ensinando o atleta a explorar ao máximo sua habilidade esportiva e com isso aprender a lidar com as diversas emoções e sentimentos que ocorrem durante um treino ou competição. Emoções estas que podem ajudar ou atrapalhar o rendimento do atleta.

Para manter o equilíbrio destas emoções o psicólogo do esporte entra com um trabalho de promover a saúde e ajudar o atleta a prever e controlar seu comportamento, e em consequência melhorar seu rendimento.

Visando a melhora do rendimento o trabalho do psicólogo é focado em alguns pontos, como por exemplo, o planejamento, a percepção de si mesmo e a concentração. No planejamento são definidos os objetivos através de uma análise das condições ambientais, ou seja, onde está sendo realizado o treino, as interferências do ambiente no corpo do atleta, em seu comportamento e outros.

A percepção de si mesmo é estimulada para o atleta discriminar o que está acontecendo com seu corpo, com seus músculos, articulações e tendões, bem como, de outros órgãos que estão envolvidos com a execução do movimento.

Foto: http://www.aventure.ac.in

Foto: http://www.aventure.ac.in

A concentração visa ensinar o atleta a focalizar a atenção naquilo que é relevante no momento do treino e de sua competição.

Um dos suportes principais também é o emocional, proporcionando condições para lidar com as cobranças, expectativas, competitividade, ansiedades, derrotas e vitórias e as consequências socioeconômicas que isso pode trazer para a vida do atleta. E neste mesmo nível não podemos esquecer também de pensar no tempo ocioso muitas vezes forçado devido a lesões.

Devido a todas estas interferências no mundo do atleta e que muitas vezes afetam seu rendimento e o alcance de seus objetivos em seu dia a dia, as metas, a visualização positiva da conquista e a rotina de treinos são muito importantes. Portanto, trace metas, acredite na conquista e leve à sério seus treinos.

A ousadia de ousar é uma aventura enriquecedora, que pode tornar sua vida mais plena e verdadeiramente.

Banner_do_artigo

Flávia é formada em psicologia com ´pos graduação em Recursos Humanos e MBA em Gerenciamento de Projetos. Atuou em Florianópolis, São José dos Campos e Rio de Janeiro.
Possui experiência em recrutamento, e é especializada em Treinamento e Aperfeiçoamento de Lideranças. Hoje está entre Itália e Brasil atuando como consultora de RH e Coaching. É praticante de trekking.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.