Saiba mais sobre os diferentes tipos de fibra alimentar que existem: Solúvel e Insolúvel

A fibra alimentar não é nada mais que uma porção de um alimento que se digere parcialmente por nosso organismo e que não é digestível.

Mesmo que as fibras alimentar no geral ofereçam grandes vantagens, estas dependem bastante do tipo que se consome.

Abaixo mostraremos os diferentes tipos de fibra alimentar e como desfrutar de seus benefícios.

fibras-alimentares-1

Fibra solúvel

A fibra solúvel inclui as resinas, pectina e mucilagem, e tem como principal efeito no organismo reter água, e assim, retardar a digestão e absorção de nutrientes desde o estômago até o intestino.

Este efeito pode ser de muita utilidade quando buscamos reduzir a sensação de fome, diminuir o índice glicêmico de uma comida, controlar o nível de glicose no sangue ou prolongar a chegada de energia ao nosso organismo.

Portanto este tipo de fibra é útil em diabéticos , em pessoas que desejam perder peso e também esportistas.

Fibra Insolúvel

A fibra insolúvel não retém água, e acelera o trânsito intestinal, arrastando consigo pelo sistema digestivo alimentos e aumentando e incrementando o volume das fezes.

Entre as fibras insolúveis estão a celulose, a lignina e a hemicelulose, que são especialmente úteis para reverter, ou prevenir, a obstipação (prisão de ventre) e suas consequências, entre as quais se encontram : maior risco de sofrer diverticulite, hemorroidas e câncer de cólon de intestino.

Onde Encontrar

fibras-alimentares-2

Ambos os tipos de fibra são de grande utilidade para reduzir os níveis de colesterol e para controlar o apetite, e por isso se recomenda que , por conta de seus efeitos variados e distintos, se incluam na dieta alimentar quantidade proporcionais dos dois tipos de fibra alcançando algo como 25 a 30 g diárias de consumo total.

Ainda que as frutas, verduras, cereais e legumes possuem quantidades variáveis de ambos os tipos de fibra, podemos distinguir as seguintes fontes alimentares em função do tipo de fibra alimentares em função do tipo de fibra para somar ambas à dieta:

  • Fibra Solúvel: Encontra-se principalmente em legumes, fruas secas e sementes, ainda que também na maioria de frutas e verduras, sobretudo em morangos, maçãs, laranjas, brócoli, cenoura e cebolas.
  • Fibra Insolúvel: Sua principal fonte é a pele da frita, e a casca externa dos grãos, para assim podermos obter este tipo de fibra de cereais integrais, farelo de trigo e algumas hortaliças ou frutas, sobretudo se são consumidas com a casca.

Tradução autorizada de: http://soloboulder.com/

SoloboulderBanner2

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.