Saiba mais sobre as lesões musculares

Estiramento, ruptura muscular, distensão, cãibra…saiba mais sobre as diferentes formas de lesões musculares e também como diagnosticar e prevení-las.

As lesões musculares podem ser classificadas em traumáticas (estiramento, contusão e ruptura, sendo esta parcial ou total) e atraumáticas (cãibra e dor muscular tardia).

Podemos encontrar ainda outras classificações com relação ao tempo de lesão (agudas ou crônicas) e à ocorrência (lesão primária ou recidivante, levando-se em conta se esta ocorreu pela primeira vez naquele determinado músculo ou não).

As lesões musculares traumáticas podem ser classificadas, dependendo da gravidade da lesão, em quatro graus:

– Grau 1: lesão com ruptura de poucas fibras musculares, mantendo-se intacta a fáscia muscular;

– Grau 2: lesão de um moderado número de fibras, também com a fáscia muscular intacta;

– Grau 3: lesão de muitas fibras acompanhada de lesão parcial da fáscia;

– Grau 4: lesão completa do músculo e da fáscia (ruptura da junção músculo-tendínea).

Prevenção:

As lesões musculares podem ser evitadas através de um bom condicionamento físico, aeróbico, trabalhando a força muscular adequadamente e mantendo um bom alongamento da musculatura esquelética.

Diagnóstico:

O diagnóstico é realizado pela história da lesão, pelo exame clínico, e pelos exames complementares que podem auxiliar no tratamento e na prevenção de novas lesões.

Tratamento:
Deve-se instituir de imediato a aplicação de gelo local, repouso relativo e medicações anti-inflamatórias quando indicadas.

Principais lesões:


1. Ruptura muscular

As rupturas musculares ocorrem, na grande maioria dos casos, quando existe uma predisposição ao esgarçamento da fibra ou quando uma força de alongamento súbito é desencadeada sobre o músculo, estando o mesmo contraído ou com trauma sobre a fibra muscular. As rupturas das fibras musculares ocorrem normalmente na junção miotendinosa (músculo/tendão).

2. Distensão muscular


É uma ruptura parcial do músculo. É caracterizada por dor e incapacidade funcional imediata do músculo afetado. Pode haver hematoma (sangramento). Este tipo de lesão é comum nos músculos da perna, da coxa e do braço.

3. O espasmo muscular


Nada mais é que a contração exagerada e permanente de um músculo.

4. Cãibra


É uma contração muscular involuntária e dolorosa. Observa-se o endurecimento no grupo muscular afetado. Geralmente tem a duração de alguns segundos e desaparece subitamente.

5. Contratura muscular


É uma dor localizada num músculo longo, sem sinais de ruptura. Surge num músculo que não foi alongado antes do exercício ou por esforço muito grande, mas não o suficiente para romper as fibras.

Não impede as atividades rotineiras, mas dificulta algumas atividades esportivas. Muitas vezes, ao tocar a região, é possível identificar um certo endurecimento muscular bem delimitado.

fonte: http://ativo.uol.com.br/Esportes/Pages/AsDiferentesLes%C3%B5esMusculares.aspx

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.