Saiba com o que se preocupar antes de uma corrida de montanha

As montanhas estão ganhando cada vez mais espaço, não só na área de esportes radicais, mas agora também na área da corrida.

Muitos atletas em busca de novos percursos e desafios, tem procurado aliar a corrida com um maior contato com a natureza buscando novas experiências.

Esse tipo de corrida acaba se tornando um grande desafio, pois diferente da mecânica de corrida de rua encontra se um terreno muito irregular, subidas muito ingrimes, maiores distâncias de prova, menos postos de hidratação entre outros fatores que influenciam diretamente na preparação física do corredor.

Antes de começar a correr nas montanhas deve-se passar por alguns pontos importantes para definir o tipo de treinamento que você irá se submeter:

1. Realizar uma avaliação física (anamnese) e um acompanhamento com profissionais da área da saúde, tais como Médico e um Educador Físico.

2. Definir qual a distância que irá percorrer, pois existem provas que vão de 5 km a 100 km de distância.

3. Quantos dias você tem para treinar durante a semana e quanto tempo para treinar?

Para se obter o resultado desejado é necessário treinar corrida 3 vezes por semana e fazer uma preparação muscular 2 vezes por semana, tentando intercala-los.

Corrida-de-montanha

Foto: Bruno Lopes

Feito estes passos, lembre-se que a corrida de montanha é caracterizada por ter diferentes altimetrias, ou seja, existem subidas que possuem alto grau de dificuldade.

Por este motivo priorize o treino de subida na sessão de corrida e na preparação muscular, se atente ao fortalecimento muscular dos membros inferiores para conseguir aguentar a fadiga muscular durante a corrida e principalmente realizar um trabalho de propriocepção e flexibilidade para evitar lesões por conta dos terrenos irregulares.

Por fim lembre-se de ter uma estratégia antes de começar a prova para facilitar a corrida que terá pela frente. Espero que tenham sucesso nas corridas de montanhas.

Texto elaborado por André Martins – Treinador 4any1

4any1-assessoria-esportiva_banner_artigo

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.