Royal Robbins – um dos maiores nomes da história da escalada – falece aos 82 anos de idade

Um dos maiores nomes da história da escalada mundial, o americano Royal Robins, faleceu anos 82 anos de idade no final da noite de ontem. Robins é considerado por historiadores como um dos principais pioneiros da escalada em rocha nos EUA. Após começar a escalar, passou um tempo em Tahquitz (quanto estabeleceu o limite à época do 6º grau), quando partiu para Yosemite, local no qual fez história. No seu currículos de conquistas está a escalada da face noroeste do Half Dome em cinco dias e uma infinidade de primeiras ascensões.

Royal Robins foi das personalidades que cunhou os conceitos que mais tarde ficou conhecido como “escalada livre”, além de ter criado vários princípios éticos do esporte que são respeitados e seguidos até os dias atuais. Junto de Yvon Chouinard influenciou a cultura da escalada no século XX, particularmente nos décadas de 1960 e 1970, incentivando a preservação de áreas naturais nas quais existiam locais propícios de escalada em rocha.

Figurinha carimbada em Yosemite, durante 13 anos realizou primeiras ascensões histórias no El Capitan, mas também em Mount Hooker e Aiguille du Dru (França).

Royal Robins era radical em sua ideias de escalada e criou a filosofia do “clean climbing”, que pregava a introdução de pouquíssimos grampos em uma via de escalada, deixando a face da rocha o mais limpa possível.

Para provar a sua filosofia inaugurou o que hoje é considerado um marco na escalada moderna: escalou, junto com sua esposa em 1967, a via Nutcracker (graduada em 5º brasileiro) apenas usando nuts. Na ascensão ele retirou todos os pitons os quais julgava excessivos na rocha.

Principais ascensões de Royal Robbins

  • 1950: Primeira ascensão (F.A.) da via Stony Point em San Fernando Valley.
  • 1952: Primeira ascensão (F.A.) da via Tahquitz em Open Book (Primeiro 6º da história dos EUA)
  • 1957: Primeira ascensão (F.A.) Face Noroeste do Half Dome em Yosemite
  • 1961: Primeira ascensão (F.A.) da via Salathe Wall no El Capitan em Yosemite
  • 1962: Primeira ascensão (F.A.) da parede norte da Sentinel Rock em Yosemite
  • 1963: Primeira ascensão (F.A.)da face noroeste do Half Dome em Yosemite
  • 1967: Primeira via via utilizando somente equipamentos móveis em Yosemite na via Nutcracker
  • 1967: Junto da esposa Liz Robbins estabeleceu a marca da primeira mulher a escalar a face noroeste do Half Dome
  • 1968: Primeira ascensão em solitário do El Capitan

Homenagens e carreira

Royal Robins teve parte de sua biografia no esporte documentada em dois filmes: “Valley Uprising” e “Brave New Wild“, que confirmam a influência que o escalador teve no esporte no século XX e que ecoa até os dias de hoje.

O escalador americano também foi o autor do primeiro livro de escalada a tornar-se manual obrigatório: Basic Rockcraft (1971). Devido à popularidade de seu primeiro livro publicou Advanced Rockcraft (1973), que por muito tempo foi considerado o único livro de escalada que ensinava, alem das técnicas, regras de ética e respeito à rocha e montanha. Anos mais tarde lançou uma trilogia de livros batizada de My Life: Royal Robbins, que detalhava a sua jornada desde jovem, quando morava em Los Angeles, até seus dias de glória na escalada em Yosemite.

Já na década de 1980 iniciou um negócio de roupas que levava seu próprio nome e que teve grande sucesso comercial. A marca existe até hoje, mas não tem como foco principal o público outdoor.

Atualmente a marca é propriedade da Bruckmann, Rosser, Sherrill & Co., mas sua esposa Liz Robbins atualmente faz parte do conselho da empresa desde 2015.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.