Roupa Nova

É cada vez mais latente a necessidade de se haver uma valorização dos escaladores e com a identificação, ao menos filosófica, do estilo escalador de ser.

Com isso, estão surgindo as “grifes da escalada”, que na verdade são marcas criadas e desenvolvidas exclusivamente para escaladores. Para que as vestimentas se adequem às necessidades de cada escalador, e que haja também uma valorização do estilo de vida de um escalador.

Há no exterior muitas marcas consagradas de escaladores, estas marcas são reconhecidamente fornecedores de camisetas, calças e acessórios de escaladores para escaladores. São grifes sim, mas que falam a linguagem dos escaladores.

São roupas que podem ser usadas tanto para o dia-a-dia, com visual mais “cool”, e para uma escalada. Não são necessariamente roupas para atividades outdoor. O foco não é concorrer com elas, e sim, ser uma opção a quem quer um outro tipo de roupa.

Para exemplificar (e para inspirar quem planeja fazer o mesmo por aqui), uma das marcas mais cultuadas da Europa, a qual inclusive apóia escaladores que vão à Copa do Mundo, a marca E9, italiana, mostra estilo e qualidade e aposta no infalível “menos é mais” para roupas de escaladores (no que se refere à adornos e enfeites).

http://www.enove.it/

Ainda na Europa, o escalador Ben Moon, escalador já mítico também tem a sua pequena grife, que ainda produz seus crash-pads. Também de estilo minimalista, tem feito roupas que além de identificar o estilo despojado do escalador agrega o conforto a ele:

http://www.moonclimbing.com/

Uma outra marca, muito mais com a identificação americana de estilos, é a Prana. Marca já consagrada, e conhecida do mercado de yoga e escalada. Uma das principais patrocinadores do pop star Chris Sharma. Um de seus principais divulgadores.

http://www.prana.com/

No Brasil já há algumas tentativas de se consolidar uma “griffe do escalador”. Um pouco difícil por conta da carga de impostos e burocracia a toda e qualquer pessoa disposta a se abrir um negócio. Mesmo que seja de “fundo de quintal” a necessidade de se obter uma qualidade acima da média, deixa caro o produto ao usuário final.

Pesa ainda o fato de que há muitos escaladores que “jogam contra” a comunidade escaladora. Não é incomum ver escaladores sem problemas financeiros sérios, preferir gastar um valor maior do que o normal para trazer as marcas acima descritas do que um equivalente nacional.

Nisso pesa muito o glamour que se adquire. Claro.

Há ainda muitos escaladores que preferem usar roupas compradas em feiras hippies para que sejam intencionalmente gastas e usadas nas escaladas em rocha.

Como somente nos últimos anos é que começa a aflorar pelo Brasil afora abrigos de escaladores com uma qualidade semelhando ao que vemos no exterior, a possibilidade de parcerias é um grande atrativo para quem tem interesse em investir. Há abrigos de grande rotatividade (escaladores que não são sempre as mesmas pessoas) que são grandes oportunidades de parcerias, e com certeza há interesses destes escaladores em consolidar algum visionário e interessado neste nicho de mercado ainda pouco explorado.

Uma das marcas que sempre se interessou em fazer parcerias, e possui um material de qualidade tipo exportação é a marca UBT. Criadas pelos idealizadores do Ubatuboulder, vêm mostrando criatividade , bom-humor e estética em todas as camisetas criadas pela dupla. Por enquanto somente voltado à camisetas, mostra em seus produtos grande qualidade de acabamento, material e durabilidade.

Hoje no Brasil não há, dentro da escalada, uma camiseta de tão alta qualidade.

http://www.dotstore.com.br/ubtboulder/?Origem=blogdeescalada


Ainda por aqui, tem duas outras “marcas” que obtêm exito formidavel no quesito de “roupa para escalador”.

Uma das marcas mais famosas, e apontada por quem entende do assunto como a melhor, os “Crash-Pad Zen” também comercializa seus produtos via internet, e fazendo os produtos destinados à comunidade boulderística. Há produtos ainda da “Zen” que são a loninha/bolsa de corda, e algumas camisetas as quais são distribuídas para alguns clientes “VIP” dos mentenedores da marca.

http://zen-pad.blogspot.com/


Nas inovações tipicamente brasileiras, e que promete uma grande inovação em oturos aspectos, é o Escalada Café, que anda fazendo sacos de magnésio sob encomenda. De princípio muitas pessoas nunca trocariam o seu saco de magnésio lindo da BD ou outra marca já consagrada por um “brazuca”. Porém a possibilidade de agregar desde uma foto de um filho, desenhos de super-heróis (como vi um em Sete Lagoas e fiquei com vontade de ter um igual) e até mesmo brasão do seu time de futebol, ou bandeira do estado.

Quem experimentou já deixou claro que não se arrependeu. Uma grande oportunidade para as federações, abrigos de escaladores e até mesmo academias de escalada encomendarem para atletas apoiados/patrocinados e para os principiantes perpetuar a sua marca.

http://www.yuri.com.br/escalada/m_saquinhos_form01.php

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.