Rodellar: Uma reportagem completa de um dos maiores templos da escalada esportiva

Você leitor que aterrizou neste artigo e pratica escalada esportiva, seja indoor ou outdoor, já deve ter pelo menos escutado uma vez o nome de Rodellar na sua vida e, conseqüentemente, seguido de vários elogios superlativos absolutos sintéticos.

O motivo de tantos adjetivos positivos tem uma explicação simples: Em Rodellar, uma pequena vila medieval localizada no interior da Espanha, está localizado um dos lugares mais fantásticos para escalada esportiva em calcário de qualidade superior. Por lá frequentemente são encontrados os grandes nomes da  escalada mundial e, sem nenhum exagero, assim como todo escalador tradicional tem o dever moral de escalar em Yosemite, o esportivo tem de ir a Rodellar.

rodellar-3

Foi divulgado no final da semana passada uma reportagem completa a respeito do lugar e, mesmo não sendo realizada por alguém com relações mais profissionais com o mercado outdoor, é dos mais completos e sóbrios a respeito da escalada praticada por ali. O vídeo da reportagem pode ser conferida acima.

Onde está Rodellar

A vila de Rodellar está situada na Sierra de Gura, local espanhol conhecido pelos seus barrancos. Geograficamente está na comarca de Somontano da província de Huesca.

Os Barrancos del Mascún, Andrebot e Alcanadre oferecem uma infinidades de becos, tetos e negativos (predominantemente). Maioria dos setores estão localizados em diferentes alturas do rio que percorre e, sem exceção encontram-se perfeitamente equipados com proteções novíssimas e com manutenção periódica.

rodellar2

Para chegar a Rodellar não é uma tarefa muito fácil, pois não há ônibus municipais que saem das duas maiores cidades próximas, Huesca e Barbastro, para a vila. Por isso o melhor é optar por algumas das opções abaixo:

  • Alugar um carro  em Huesca ou Barbastro
  • Ir de táxi desde Huesca ou Barbastro
  • Combinar com algum escalador de Rodellar que tenha carro que o pegue (em troca de pagar a gasolina)
  • Alugar um motorhome em Madri ou Barcelona

De carro, seja de carona, táxi, carro alugado ou motorhome o caminho é o mesmo: seguir pela estrada nacional espanhola 240 e, no meio do caminho entre as cidades de Huesca e Barbastro há um entroncamento para a cidade de Abiego (estrada autonómica 1229). Após cruzar a cidade de Abiego há uma placa (sempre retratada por escaladores) indicando o caminho para Bierge e Rodellar.

Onde ficar em Rodellar

Logo na entrada da vila de Rodellar há um hotel com certo luxo que aluga chalés e bangalôs por temporada. Se dinheiro não é problema para você, é o local ideal para ficar. Neste mesmo hotel há um mini mercado com boa variedade de comidas.

rodellar-1

Se você optou por alugar um motorhome, logo na entrada da cidade há algumas vagas de estacionamento, porém estão sempre ocupadas. Muitas pessoas optam por estacionar nos campings.

Para hospedar-se em Rodellar, ao menos de maneira econômica, existem três opções clássicas do público escalador:

  • Camping Mascún (o primeiro estabelecimento que aparece na vila)
  • Camping el Puente (Local que fica entre BiergeRodellar
  • Refugio Kalandraka (possui camas no estilo hostel, mas não inclui banho nem utilização da cozinha. Possui a vista mais privilegiada do local além do mais animado bar da vila.

Existem várias casas que podem ser alugadas com seus proprietários, porém o contato é somente para pessoas com acesso privilegiado

rodellar-4

O que escalar

Para escalar em Rodellar há a disposição de aproximadamente 750 vias de escalada com a proporção abaixo (na escala brasileira de dificuldades de vias de escalada):

  • Até 5º: 7% (53 vias)
  • Entre 5sup até 7b: 20%  (150 vias)
  • Entre 7b a 9b: 48 %  (360 vias)
  • Entre 9c a 11b: 20%  (150 vias)
  • Acima de 11c: 5%  (37 vias)

rodellar-5

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.