Rio Mountain Festival 2013 consagra Oswaldo Baldin com três prêmios

Terminou no dia de ontem a edição 2013 do Rio Mountain Festival  no Cine Odeon na cidade do Rio de Janeiro.

O destaque do festival ficou por conta do capixaba Oswaldo Baldin que arrebatou três prêmios (Melhor Filme, Escolhido do público e  Melhor Filme Brasileiro) e se consagrou como  nome de referência na produção nacional de filmes outdoor.

Sua produção “Amigo Imaginário” Baldin se destacou dentre as produções concorrentes.

IMG_5398

Oswaldo teve concorrência de filmes internacionais, pois a partir deste ano a organização do evento optou por novo formato abrindo a produções de todo o mundo.

O filme “Samba do Leão”, que documenta a conquista dos escaladores Flávio Daflon e Sérgio Tartari no Fitz Roy arrebatou o prêmio de melhor filme de escalada.

O filme “DNA para voar” levou o prêmio de melhor curta com uma comovente história de três gerações da mesma família de paraquedistas em um salto coletivo.

samba-leao12[1]

O suíço “Kurt and the chair lift”, que narrava a história do administrador de um teleférico de esquiadores nos Alpes suíços levou o de melhor fotografia.

Produções nacionais que estavam sendo cercadas de grande expectativa como “Entrelinhas” e “Elas na Pedra” não foram contempladas com premiação.

Com uma programação enxuta (um dia somente para filmes nacionais e outro para a Banff World Tour) o festival teve presença maciça do público, em especial nas exibições de filmes nacionais.

20130918021238-270-684ccd840200eaa929ed3ea463957c1c[1]

Fica a expectativa de que filmes como “Amigo Imaginário”, “Elas na Pedra”, “Entrelinhas” , “A Temporada” e “Samba do Leão” sejam disponibilizados para visualização na íntegra em sites de vídeo como Vimeo e YouTube.

Ressaltando o que foi discursado pelo Blog de Escalada na entrega do prêmio: Todos os participantes sã vencedores, pois contribuíram com a história do montanhismo brasileiro, e cada um deles inspirou alguém a também produzir filmes outdoor.

A Revista Blog de Escalada teve a honra e privilégio de ser jurado do festival.

Com bom número de público, que passou forte sensação de ter crescido em relação ao ano anterior, o Rio Mountain Festival parece ter ter encontrado o equilíbrio na fórmula a apresentar ao público.

20130906093330-265-667456e0b65f0440721a13436a87a349[1]

Veja abaixo todos os vencedores do Rio Mountain Festival 2013:

  • Prêmio Cidade do Rio – Melhor Filme – “Amigo Imaginário”, de Oswaldo Baldin
  • Prêmio Terra Brasilis – Melhor Filme Brasileiro – “Amigo Imaginário”, de Oswaldo Baldin
  • Melhor Filme de Montanhismo e Escalada – “Samba do Leão”, de Luciano Fiorenza
  • Melhor Curta-metragem – “DNA para Voar”, de Fabio Bevenuti e Leonel Sant’ Anna
  • Melhor Fotografia – “Kurt and the chair lift”, de Thaïs Odermatt

IMG_5391

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.