Rio Mountain Festival 2013 consagra Oswaldo Baldin com três prêmios

Terminou no dia de ontem a edição 2013 do Rio Mountain Festival  no Cine Odeon na cidade do Rio de Janeiro.

O destaque do festival ficou por conta do capixaba Oswaldo Baldin que arrebatou três prêmios (Melhor Filme, Escolhido do público e  Melhor Filme Brasileiro) e se consagrou como  nome de referência na produção nacional de filmes outdoor.

Sua produção “Amigo Imaginário” Baldin se destacou dentre as produções concorrentes.

IMG_5398

Oswaldo teve concorrência de filmes internacionais, pois a partir deste ano a organização do evento optou por novo formato abrindo a produções de todo o mundo.

O filme “Samba do Leão”, que documenta a conquista dos escaladores Flávio Daflon e Sérgio Tartari no Fitz Roy arrebatou o prêmio de melhor filme de escalada.

O filme “DNA para voar” levou o prêmio de melhor curta com uma comovente história de três gerações da mesma família de paraquedistas em um salto coletivo.

samba-leao12[1]

O suíço “Kurt and the chair lift”, que narrava a história do administrador de um teleférico de esquiadores nos Alpes suíços levou o de melhor fotografia.

Produções nacionais que estavam sendo cercadas de grande expectativa como “Entrelinhas” e “Elas na Pedra” não foram contempladas com premiação.

Com uma programação enxuta (um dia somente para filmes nacionais e outro para a Banff World Tour) o festival teve presença maciça do público, em especial nas exibições de filmes nacionais.

20130918021238-270-684ccd840200eaa929ed3ea463957c1c[1]

Fica a expectativa de que filmes como “Amigo Imaginário”, “Elas na Pedra”, “Entrelinhas” , “A Temporada” e “Samba do Leão” sejam disponibilizados para visualização na íntegra em sites de vídeo como Vimeo e YouTube.

Ressaltando o que foi discursado pelo Blog de Escalada na entrega do prêmio: Todos os participantes sã vencedores, pois contribuíram com a história do montanhismo brasileiro, e cada um deles inspirou alguém a também produzir filmes outdoor.

A Revista Blog de Escalada teve a honra e privilégio de ser jurado do festival.

Com bom número de público, que passou forte sensação de ter crescido em relação ao ano anterior, o Rio Mountain Festival parece ter ter encontrado o equilíbrio na fórmula a apresentar ao público.

20130906093330-265-667456e0b65f0440721a13436a87a349[1]

Veja abaixo todos os vencedores do Rio Mountain Festival 2013:

  • Prêmio Cidade do Rio – Melhor Filme – “Amigo Imaginário”, de Oswaldo Baldin
  • Prêmio Terra Brasilis – Melhor Filme Brasileiro – “Amigo Imaginário”, de Oswaldo Baldin
  • Melhor Filme de Montanhismo e Escalada – “Samba do Leão”, de Luciano Fiorenza
  • Melhor Curta-metragem – “DNA para Voar”, de Fabio Bevenuti e Leonel Sant’ Anna
  • Melhor Fotografia – “Kurt and the chair lift”, de Thaïs Odermatt

IMG_5391

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.