Rio de Janeiro irá inaugurar o maior trekking do Brasil com 180 km de extensão

A cidade do Rio de Janeiro irá inaugurar oficialmente a ampliação da Trilha Transcarioca, percurso que se tornará o maior do Brasil. Atualmente com 100 km, o percurso totalizará 180 km de extensão, ligado a Barra de Guaratiba (bairro litorâneo da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro) ao Pão de Açúcar (complexo de morros localizado no bairro carioca Urca) e passará por quatro parques naturais municipais da cidade do Rio de Janeiro, unindo áreas remanescentes de Mata Atlântica.

Dentre os atrativos da Trilha Transcarioca estão  :

Há mais de cem pontos de acesso à Trilha Transcarioca e percorrer-la é gratuito.

Considerando que um praticante de trekking realiza, em média, de 25 a 30 km, o percurso total (sem dias de descanso) demoraria, aproximadamente, nove dias. No percurso, com relevo predominantemente montanhoso, há trechos íngremes como:

  • Pico da Pedra Branca (1.024 m)
  • Pico da Tijuca (1.021 metros)
  • Serra da Carioca (710 metros)
  • Pão de Açúcar (396 m)
  • Serra dos Pretos-Forros & Covanca

História da Trilha Transcarioca

A ideia da criação da Trilha Transcarioca, entretanto, não é nova e foi idealizada por Pedro da Cunha e Menezes, especialista em Unidades de Conservação Urbanas e autor do livro “Trilhas do Rio“, ha mais de 20 anos quando nas horas livres vislumbrou a possibilidade da criação. Nestas horas livres Menezes começou a explorar em seus trekkings o que ele mesmo batizou de Trilha Transcarioca.

Ao longo do tempo o traçado foi elaborado por um grupo de trabalho formado por gestores das unidades de conservação envolvidas no percurso e por técnicos do ICMBio, INEA e SMAC, membros da Conservação Internacional (CI) e montanhistas voluntários conhecedores do caminhos das unidades abrangidas.

A data da oficialização do percurso e o site oficial, assim como um mini documentário sobre a Trilha Transcarioca, serão lançados no dia 11 de fevereiro próximos.

Para mais detalhes: http://www.trilhatranscarioca.com.br/

There are 3 comments

  1. Anderson Ribeiro

    Vejo a Trilha Transcarioca não apenas como uma trilha de longo curso, vejo como a maior ferramenta de conservação da cidade..onde temos alguns mil voluntários atuantes fazendo algo por essa sociedade…deixar um legado..tudo que gira entorno da trilha desde conservação, emprego e renda, turismo, educação ambiental etc..é algo mágico e grandioso..tem muita coisa ruim acontecendo em nossa cidade..e quando chega algo dessa magnitude ..é tirar o chapéu e fazer a nossa parte..BEM VINDA TRILHA TRANSCARIOCA

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.