Resolução de vídeos 4K – Guia prático para leigos

Às vezes entender tecnologia é um problema maior que compreender outro idioma.

Muitos números, letras, letras com números, siglas que muitas vezes parecem não fazer nenhum sentido.

Com relação à resoluções de tela de televisão e monitores também existe este problema.

A tecnologia de telas de monitores e televisões em resolução 4K é sem dúvida uma evolulção natural do HDTV 1080p (Conhecido como FullHD) porque oferece maior resolução no mesmo tamanho.

Resolução-de-vídeos-4K-ultra-hd

Tido como a nova revolução da televisão, e que impactaria imensamente a produção de filmes outdoor, a resolução de 4k além do evidente aumento de definição também permite a instalação de televisores de grandes dimensões (ou seja telas gigantes) em locais relativamente pequenos, já que a densidade de pixels faz com que não sejam notados mesmo a distâncias bem curtas.

Porém é importante também esclarecer um tópico que gerou confusão entre televisores : 4K e Ultra High Definition TV.

Apesar de existirem grande demanda de aparelhos que possuem indicação de que são 4K, na realidade são UHDTV pois estes oferecem “apenas” 3840 x 2160 pixels de resolução.

Uma TV (ou monitor) certificado (não somente anunciado) 4k DEVE ter 4096 x 2160 pixels de resolução.

Por possuir na horizontal 4096 pixels, originou o nome de 4K.

Portanto se um fabricante estiver afirmando que um monitor, ou televisão, tiver 4K com resolução de  3840 x 2160 estará mentindo, mas para efeitos de marketing esta resolução é considerada 4K porque segundo a norma é necessário haver 2160 pixels na vertical.

Para os distribuidores de vídeo on-line com YouTube, Vimeo e DailyMotion, a regra de 4K adotada é a UHD.

Porém outras distribuidores de streaming como Netflix, o padrão 4K adotado é o “verdadeiro” : 4096 x 2160 pixels.

tabela-resoluçao-4k

Importante salientar que, por enquanto, apenas vídeos outdoor disponibilizados no Vimeo e Youtube possuem resolução de 4K, mas nenhum filme (nem mesmo em festivais) foram disponibilizados neste formato.

Por possuir uma resolução de imagem tão alta, filmes em 4K devem ser visualizados el lugares com iluminação de média a baixa como salas de cinema, salas de projeção e residências.

Realizar projeções de imagens 4K em parques e praças públicas é desrespeitar o trabalho de captação de imagens, além de tratar o conforto do público com desdém.

Sobre o Autor

Luciano Fernandes

Luciano Fernandes

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha e Argentina. É totalmente dedicado ao esporte de escalada em rocha e é apaixonado em filmes Outdoor. Para aproveitar melhor esta paixão fez curso de documentário na Escola São Paulo, além dos cursos de “Linguagem Cinematográfica” e “Crítica de cinema”. Foi jurado do Rio Mountain Festival. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Espanha, Uruguai e Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.