Temporada de montanhismo no Aconcágua inicia sob polêmica de pagamento de resgates

A temporada de montanhismo no Monte Aconcágua (6.962 m) de 2017/2018, compreendida de 20 de novembro deste ano a 15 de março do ano que vem, iniciou no começo desta semana (com muitas alterações nas regras). Todo montanhista que ingressar ao Parque Provincial Aconcágua, tanto latino-americanos quanto outras nacionalidades, terão de pagar por resgates realizados na montanha mais alta das Américas.

Conforme anunciado em primeira mão para o Brasil pela Revista Blog de Escalada em 2016, o Governo da província argentina de Mendoza cobrará por resgates, buscas e transporte de todos os montanhistas que estiverem escalando no Monte Aconcágua e necessitarem do serviço. A medida visa economizar um montante de 5,80 milhões de pesos (R$ 1,2 milhões) dos cofres públicos e o valor de ARG$ 40.000 (R$ 8.308,00) será pago pelos resgatados ou agências de turismo que exploram o montanhismo no local.

Foto: http://www.diariouno.com.ar/

Por isso quando os montanhistas que pretendem acessar as montanhas da região tirarem o permiso (licença oficial que permite chegar ao cume), estarão também obrigados a utilizar o cartão de crédito para reservar o direito de ser cobrado o possível uso do helicóptero. Caso não necessitem, a reserva não será cobrada e a cobrança será estornada.

A partir da temporada de 2017/2018 será cobrado, separadamente, os voos de helicópteros por todo e qualquer serviço de resgate e atendimento médico (alem de qualquer outra empresa prestadora destes serviços) pelos próximos quatro anos. A decisão, considerada polêmica por boa parte das agências de montanhistas mendocinas, irá encarecer os seguros de cada montanhista que tentar subir ao Monte Aconcágua.

Aliado a isso, outra polêmica é ser este ano o último para a cobrança diferenciada para latino-americanos. A partir de 2019 os valores serão unificados, igualando-se à categoria “extranjeros”.

Para maiores informações a respeito de novas tarifas de trekking e ascensões ao Aconcágua acesse: https://www.antisoutdoor.com/

ANTIS-OUTDOOR_banner800x100

Para aqueles que não sabem ANTIS OUTDOOR® são uma equipe de especialistas (montanhistas, guias, treinadores e instrutores de escalada) dedicada exclusivamente ao montanhismo. Nós organizamos expedições às montanhas da Argentina e no exterior, trekking e escalada no gelo e cursos de rock.

Nós fornecemos a preparação abrangente de nossos grupos expedicionários nos meses antes de cada embarque ou (coaching, treinamento e aconselhamento) semanas.

Somos especializados em expedições ao Aconcagua, Mendoza Cordón del Plata, na Patagônia Lanin, Vulcões do norte da Argentina e os outros 7 Cúpulas (Kilimanjaro, na África, Elbrus, na Europa e na América do Norte Denali).

Nós somos a primeira organização sul-americana que tem guiado grupos de hóspedes para Aconcágua, Kilimanjaro, Elbrus e Denali. Todos fazem parte do circuito 7 Cúpulas mais altos em cada continente a.

There are 5 comments

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.