Repetida a via “Slovak Direct” no Denali, Alaska

Os escaladores britânicos Andy Houseman e Nick Bullock repetiram a gigantesca via Slovak Direct no Denali, Alaska.

Houseman twitou:

“Slovak Direct DONE! 4 days of nearly constant snow, a 27hr push, 16hr unplanned.. What an amazing route! WOW!”

A via é uma gigantesca linha com aproximadamente 3000m de escalada na inclinada face Sul do Denali, e é famosa pelo altíssimo grau de comprometimento, retroceder é praticamente impossível após os primeiros mil metros de escalada.

Slovak Direct ficou quase 14 sem repetição até que em 2009 o forte time composto pelos alpinistas extremos Mark Twight, Scott Backes and Steve House a “abriram” novamente em 2009. Backes considerou a rota “uma das melhores escaladas mistas do mundo”.

Durante essa repetição os escaladores subiram non-stop por 60 horas no que Twight considerou um dos maiores feitos de sua carreira.

Até que mais notícias aparecem aproveite um curto video do escalador americano Jesse Huey repetindo a via a dois anos atrás.

Para saber mais acesse : HTTP://WWW.UKCLIMBING.COM

Sobre o Autor

Murilo Lessa

Murilo Lessa é natural de Piracicaba e desde 2008 mora em Londres, na Inglaterra. Analista de Sistemas, também pratica canyoning, trekking, e é piloto de paraglyder. Se dedica a escalada e ao montanhismo desde 2009, e faz mil malabarismos para balancear treinos e ambições egoístas com a família e o trabalho.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.