Quiropraxia – Quais os benefícios e tratamentos para atletas

A quiropraxia é a área da saúde que trata e previne doenças dos sistemas nervoso, muscular e esquelético por meio de uma terapia manual,principalmente manipulação das articulações.

Faz parte da técnica do quiropraxista diagnosticar e tratar a má posição das articulações, que porventura estão interferindo na função normal de músculos e nervos.

As técnicas de quiropraxia tratam, por exemplo, casos como :

  • Dores na coluna lombar
  • Hérnia de disco e dor ciática
  • Dores no pescoço
  • Dores e tensão muscular
  • Problemas nas articulações (ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo)
  • Restrições a movimentações

Atualmente a Quiropraxia no Brasil passa por um processo de reconhecimento e legalização da profissão. Tramita um projeto elaborado em 2001 que visa legalizar a profissão no Brasil.

O profissional de quiropraxia não é uma prática holística, como muitos acreditam, e sim uma profissão que possui graduação em curso universitário de quatro a cinco nos de duração.

http://www.corposaun.com/

http://www.corposaun.com/

Popularmente confundida como uma “massagem terapêutica”, a quiropraxia não é ensinada em cursos livres de especialização do assunto, e somente deve ser realizada com um profissional devidamente graduado e credenciado.

Por isso logo na primeira consulta um profissional de quiropraxia procurará esclarecer toda e qualquer dúvida a respeito do tratamento, além de procurar conhecer o histórico clínico do paciente e a realização de exames físicos para a detecção de algum problema.

Benefícios para atletas

Como um atleta de médio a alto desempenho sempre está sujeito a lesões em duas articulações, assim como possuem necessidade de recuperação de contusões aceleradamente, a quiropraxia é uma excelente alternativa para o tratamento.

As técnicas de quiropraxia podem ser utilizadas junto com tratamento fisioterápico, e assim potencializar a recuperação do lesionado.

Mas a quiropraxia não fica somente restrito somente à tratamento, pois possui várias técnicas que visam melhorar o desempenho de atletas, geralmente buscando extinguir toda e qualquer fonte de dor muscular, recuperando a movimentação normal das articulações.

quiropraxia-1

Foto : http://www.osteopataspera.it/

O objetivo desta recuperação de movimentos é para evitar desequilíbrios e sobrecargas, os quais são motivos de lesões corriqueiras oriundas de intensidades de treinamento incorretas, compensações físicas, fragilidade muscular e desgaste crônico e agudo.

Porém a quiropraxia não é uma ciência que deva caminhar sozinha, assim como todos as outras ciências de saúde, e deve haver um acompanhamento multidisciplinar para a recuperação total e otimizada do atleta.

Para mais informações a respeito de instituições e tratamento : http://www.quiropraxia.org.br

Sobre o Autor

Da Redação

Da Redação

Equipe da redação

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.