Qual a maneira correta de passar a daisy chain na cadeirinha?

Um acidente famoso no meio da escalada aconteceu em 2006 quando Todd Skinner, uma das lendas do montanhismo norte americano, faleceu em Yosemite quando o loop da sua cadeirinha se rompeu enquanto jumareava.

Após algumas análises descobriram que ele utilizava uma daisy chain atada diretamente ao loop da sua cadeirinha, o que acabou fazendo com o que o loop ficasse sempre na mesma posição enquanto ele puxava o jumar para cima. Após milhares de metros jumareando, o atrito do loop nas alças das pernas, sempre no mesmo ponto, acabou por desgastar o material causando o rompimento.

Foto: http://rockandice.com

Rompimentos de loop não são muito comuns e ao longo vários testes foram realizados para verificar a resistência dos loops em diversas condições (clique aqui para saber mais).

Apesar disso, uma maneira de se evitar esse atrito constante em único ponto do loop pela daisy chain é passá-la diretamente nas alças de cima e das pernas da cadeirinha, utilizando o nó boca de lobo, deixando o loop livre para ser rotacionado.

Foto: http://rockandice.com

Existe ainda uma outra alternativa: passar a daisy chain diretamente pelas alças e criar um “segundo loop“, sem utilizar o nó boca de lobo.

Mas é sempre importante lembrar que as costuras intermediárias da daisy chain não são projetadas para segurar uma queda e sim somente o peso do corpo. Portanto, sempre tenha muito cuidado ao se movimentar em uma parada quando estiver utilizando a daisy chain como solteira.

Como fazer?

1. Passe a alça da daisy chain pelas duas alças da cadeirinha. Passe a alça da daisy chain por um dos loops costurados.

Foto: Rafael Gribel

2. Passe a daisy chain inteira por dentro da alça

Foto: Rafael Gribel

3. Aperte bem o nó criado. Note que é formado um novo loop com a própria daisy chain.

Foto: Rafael Gribel

Existem inclusive alguns produtos no mercado, como o multi chain da marca CT, que foram projetados com esse conceito em mente.

E você? Conhece alguma outra alternativa?

Compartilhe conosco e nos ajude a divulgar o conhecimento!

montanha-segura-banner

Rafael é mineiro, montanhista e presidente da FEMEMG.

There are 3 comments

  1. Moisés R. de Oliveira

    Rafael Gribel, não são todos os modelos de Deisy Chain que trazem um manual detalhado, as marcas gringas mais conhecidas são as que tem e só, mas o correto é fazer este loop de fixação e não o boca de lobo ou foucinho de porco, muito mais seguro ter dois loop e a sua daisy não sofre desgaste com atrito. Mas lembre se desfazer a conexão quando não estiver usando, assim as fibras da fita voltam ao seu estado normal e aumenta a durabilidade do seu equipamento… Espero ter ajudado um pouco ai, abraços galera!

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.