Qual a maneira correta de passar a daisy chain na cadeirinha ?

Um acidente famoso no meio da escalada aconteceu em 2006 quando Todd Skinner, uma das lendas do montanhismo norte americano, faleceu em Yosemite quando o loop da sua cadeirinha se rompeu enquanto jumareava.

Após algumas análises descobriram que ele utilizava uma daisy chain atada diretamente ao loop da sua cadeirinha, o que acabou fazendo com o que o loop ficasse sempre na mesma posição enquanto ele puxava o jumar para cima. Após milhares de metros jumareando, o atrito do loop nas alças das pernas, sempre no mesmo ponto, acabou por desgastar o material causando o rompimento.

Foto : http://rockandice.com

Rompimentos de loop não são muito comuns e ao longo vários testes foram realizados para verificar a resistência dos loops em diversas condições (clique aqui para saber mais).

Apesar disso, uma maneira de se evitar esse atrito constante em único ponto do loop pela daisy chain é passá-la diretamente nas alças de cima e das pernas da cadeirinha, utilizando o nó boca de lobo, deixando o loop livre para ser rotacionado.

Foto : http://rockandice.com

Existe ainda uma outra alternativa : passar a daisy chain diretamente pelas alças e criar um “segundo loop“, sem utilizar o nó boca de lobo.

Mas é sempre importante lembrar que as costuras intermediárias da daisy chain não são projetadas para segurar uma queda e sim somente o peso do corpo. Portanto, sempre tenha muito cuidado ao se movimentar em uma parada quando estiver utilizando a daisy chain como solteira.

Como fazer ?

1. Passe a alça da daisy chain pelas duas alças da cadeirinha. Passe a alça da daisy chain por um dos loops costurados.

Foto : Rafael gribel

2. Passe a daisy chain inteira por dentro da alça

Foto : Rafael gribel

3. Aperte bem o nó criado. Note que é formado um novo loop com a própria daisy chain.

Foto : Rafael gribel

Existem inclusive alguns produtos no mercado, como o multi chain da marca CT, que foram projetados com esse conceito em mente.

E você ? Conhece alguma outra alternativa ?

Compartilhe conosco e nos ajude a divulgar o conhecimento !

montanha-segura-banner

Sobre o Autor

Rafael Gribel

Rafael Gribel

Rafael é mineiro, montanhista e presidente da FEMEMG.

There are 3 comments

  1. Moisés R. de Oliveira

    Rafael Gribel, não são todos os modelos de Deisy Chain que trazem um manual detalhado, as marcas gringas mais conhecidas são as que tem e só, mas o correto é fazer este loop de fixação e não o boca de lobo ou foucinho de porco, muito mais seguro ter dois loop e a sua daisy não sofre desgaste com atrito. Mas lembre se desfazer a conexão quando não estiver usando, assim as fibras da fita voltam ao seu estado normal e aumenta a durabilidade do seu equipamento… Espero ter ajudado um pouco ai, abraços galera!

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.