Qual a idade para ser considerado “velho”?

Foto: desnivel.com

Mais importante do que acreditar que alguém é velho, é não confundir o fato de alguém “viver intensamente” como outra pessoa que apenas “viveu muito”.

Para o espanhol Francisco Marín, ter a idade de quase 60 anos é apenas um detalhe.

Foto: Dario Rodriguez

Caso esteja se perguntando porque, aqui vai a justificativa: Ele acabou de encadenar seu primeiro 8b+ Francês, que na graduação brasileira equivale a um “humilde” 10c na graduação brasileira.

Seus planos para o futuro?

Conseguir encadenar um 9a Francês (11c na graduação brasileira) antes dos 70 anos.

Impossível?

Seguramente não, principalmente porque quanto mais forte psicologicamente o escalador, melhor a sua performance na escalada.

Ter plenos conhecimentos de sua mente, e possuir maturidade é imprescindível para qualquer escalador.

Francisco Marín, conhecido como Novato, é frequentador assíduo de Rodellar (um dos melhores locais de escalada esportiva do mundo) e foi ovacionado em sua festa de aniversário de 60 anos por personalidades de escalada como Dani Andrada e , claro, seu filho Edu Marín.

Francisco Marín concedeu entrevista a um site espanhol, e contou como chegou à esta marca assombrosa., e deu ainda alguns segredos para quem busca longevidade na escalada

Para ler a entrevista EM ESPANHOL: http://desnivel.com/

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.