Qual a diferença entre altura e altitude de uma montanha

Toda e qualquer disciplina possui pequenos detalhes que parecem ter o mesmo significado, mas na prática não é bem assim.

Palavras como Meta e Objetivo é um bom exemplo. Pois embora aparentemente pareçam a mesma coisa possuem significados bem diferentes.

  • Objetivo é aquilo que você deseja alcançar. Por exemplo : receber uma promoção, fazer uma viagem internacional, escalar um determinado grau e assim por diante
  • Meta é o tempo e os meios que serão utilizados para conquistar determinado objetivo. Por exemplo: em X meses, economizarei Y%, para viajar no mês A para lugar.

Para que este tipo de problema não atrapalhe no momento de elaborar textos, grandes mídias elaboraram manuais de redação, nos quais alguns recursos linguísticos devem seguir um padrão pre-estabelecido.

Nele são explicados de maneira diferenças como estado e Estado, Sherpa e Sherpa, e, claro, Altura e Altitude.

A altura, como medida, é semelhante à altitude, exceto no referencial, e isso no montanhismo faz toda a diferença

Altura x Altitude

altitude-e-altura-diferenças

No montanhismo há muita confusão a respeito da diferença entre altitude de uma montanha e a sua altura.

Muitos confundem estes dois conceitos, especialmente quando trata-se de mensurar, ao menos verbalmente, uma montanha.

Nisso fica a pergunta: Qual a diferença entre Altura e Altitude de uma montanha.

  • Altitude é a distância vertical entre o nível do mar e a extremidade superior da montanha. Por exemplo: O Monte Everest possui 8.848 m de altitude.
  • Altura é a distância exata da base da montanha à extremidade superior do ponto mais alto.. Por exemplo: O Pão de Açúcar possui 396 m de altura.

Por isso pode-se até dizer que uma via de escalada esportiva próximo à Belo Horizonte (que fica a 852 m de altitude) possui maior altitude em relação ao Morro do Corcovado (710 m de altura), por exemplo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.