Quais são os equipamentos essenciais para corrida de montanha

Quem já pratica corrida de montanha, com certeza já conhece e provavelmente já tem muitos desses equipamentos listados abaixo.

Para quem está iniciando nessa modalidade, aqui vão alguns equipamentos que podem ser muito úteis para tornar as corridas de montanha mais agradaveis e seguras:

Tênis de Trilha

corrida_de_montanha-2

Foto: http://www.sportiva.com

O tênis que se usa para correr nas ruas, pode ser usado em uma primeira corrida mais curta e pouco técnica, porém não dará o conforto e segurança que um tênis apropriado proporciona.

Os tênis de trilha são tênis que tem um solado com mais aderência – com mais cravos e materiais específicos, cadarços reforçados e que oferecem mais estabilidade.

No entanto, o tênis não deve ser pesado e a não ser que seja para ser usado na neve, não deve ser impermeável, pois não permite que os pés respirem, podendo causar bolhas e caso seja preciso atravessar um rio ou área alagada, será difícil a drenagem da água.

corrida_de_montanha-1

Importante não confundir tênis de trilha com botas de hiking, que são botas mais pesadas, de cano alto e couro ou tecidos impermeáveis.

Os tênis de trilha geralmente não têm tanto amortecimento quanto os tênis de corrida de rua, e por isso não devem ser usados no asfalto, além dos solados não serem apropriados, eles desgastam rapidamente no asfalto.

corrida_de_montanha-3Camisetas de Tecidos tecnológicos

As camisetas de tecido tecnológicos por serem de secagem rápida, são importantes, para ajudarem a manter o corpo seco e a temperatura corporal.

Tanto no frio quanto no calor

Mochila de hidratação

Kailash5

Dependendo do tamanho da corrida, é muito importante ser auto suficiente na hidratação e alimentação.

Existem mochilas especificas que são leves e tem um reservatório de água com uma mangueira que fica na frente para ter fácil acesso à água.

Existem algumas mochilas que vestem como um colete, ficando mais juntas ao corpo, proporcionando um conforto maior

Cinto de hidratação

corrida_de_montanha-4

Foto: http://www.decathlon.com.br

Uma alternativa às mochilas de hidratação, são os cintos, que possuem espaço para pequenas garrafinhas de água e gel de carboidrato.

São bons para corridas de menor duração ou provas que tenham postos de hidratação.

Kit de primeiros socorros

corrida_de_montanha-5

Foto: http://armysoft.es

Existem alguns kits básicos de primeiros socorros que são bem leves e compactos, específicos para esporte.

Eles têm geralmente antibactericidas, gazes, bandagem, analgésico, pinça, entre outras coisas.

Em uma corrida de maior distância, sem apoio, é fundamental levar um na mochila para eventual emergência.

Polainas

corrida_de_montanha-6

Foto: http://www.decathlon.cz

Se for correr em terreno com muita areia, terra fina ou lama, uma polaina de lycra ou algum tecido similar pode ser bem útil, pois previne entrar sujeira no tênis e consequentemente causar bolhas ou lesões.

Meias

corrida_de_montanha-7

Foto: http://trailrunner.ca

Evitar meias de algodão, e dar preferência para meias de compressão ou meias meio cano, pois meias soquetes, ou muito baixas, permitem que sujeiras entrem com mais facilidade, causando bolhas.

Vaselina e Hipoglós

corrida_de_montanha-8A vaselina deve ser passada nas áreas de atrito e o Hipoglós nos pés antes de se iniciar a corrida, para evitar a formação de bolhas.

E por fim, não esquecer do boné e óculos de sol, esses podem perfeitamente ser os mesmos que se usa nas corridas de asfalto.

Texto escrito por Gabriela de Carvalho – Treinadora da 4any1 Assessoria Esportiva

4any1-assessoria-esportiva_banner_artigo

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.