Projeto social usa escalada para inclusão social de crianças carentes

O Espaço DOM de Aventura, que fica dentro da Escola Dom Cipriano Chagas no Rio de Janeiro, é um projeto social que busca utilizar a escalada para fazer a inclusão social de crianças carentes. A escola fica no bairro carioca de Botafogo.

Com o objetivo altruísta de oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos, o espaço procura proporcionar às crianças uma área de escalada nos fundos da escola.

No espaço algumas atividades pedagógicas cotidianas são realizadas, junto de atividades de escalada e tirolesa. O espaço de escalada é uma revitalização de um muro de contenção em um espaço de escalada.

O projeto do muro de escalada tem por objetivo trabalhar as habilidades sociais e emocionais dos alunos, assim como o condicionamento físico e coordenação motora das crianças.

A iniciativa conta com a parceira e operação da empresa Dia Lindo Rio, a qual já possui expertise de profissionais guias de montanha e escalada. Atualmente a escola atende 200 alunos, entre 3 e 11 anos, de baixa renda e de áreas vulneráveis da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Entretanto, administrar um muro de escalada demanda fundos para a manutenção do espaço. Com o objetivo de revitalizar o Espaço DOM de Aventura, os idealizadores do projeto criaram um projeto de financiamento coletivo para arrecadar dinheiro para que o projeto seja concretizado.

Anna Gabriela, gestora do Escola Dom Cipriano Chagas e que também pratica escala, pretende, além de dar manutenção no local que as crianças escalam, investir em uma área verde para que os jovens aprendam a valorizar a natureza.

O principal objetivo é conseguir transformar a área em um parque ecológico, com um muro de escalada idêntico aos existentes em ginásios.

O objetivo, assim, é além de educar as crianças para a vida, através de aprendizado pelo esporte, também conseguir revelar talentos e renovar a geração de escaladores do estado. “A escalada é um dos meios que podem ajudar as crianças a se organizarem internamente, assim como a natação” afirma Anna Gabriela. “Esta organização é na verdade para a vida inteira”, completa a gestora do Escola Dom Cipriano Chagas.

Bastante otimista com os resultados obtidos com a escalada no espaço, Ana Gabriela termina dizendo que “são dois grandes os ganhos para as crianças com a escalada. A sensação de liberdade (de que pode ir a qualquer lugar e fazer qualquer coisa) e a de superação de obstáculos. Isso elas levarão para o resto da vida”.

Para colaborar com o projeto acesse: https://www.escoladom.org.br

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.