Projeto internacional de pesquisa para alta performance de atletas de montanhismo busca ajuda em crowdfunding

O projeto C-HIPPER (Climbing High Performance International Project) é um projeto internacional de pesquisa científica para escaladores em rocha. A iniciativa nasceu em 2014, depois da realização do 2º Congresso Internacional de Pesquisa em Escalada Em Rocha (IRCRA), que foi realizado na cidade suíça de Pontresina. O congresso trouxe uma excelente oportunidade para que investigadores com interesses em comum, se unissem para formar uma rede colaborativa. Inicialmente não possuíam um orçamento estabelecido e, nas palavras dos participantes, eram movidos unicamente pela sua paixão pela escalada e montanhismo.

Os pesquisadores eram Vanesa España-Romero e Inma Garrido, da Espanha (Universidade de Cádiz e Universidade de Granada), Simon Fryer e Dave Giles e Reino Unido (Universidade de Gloucestershire e Unversidade de Derby). A pesquisa apresentada no congresso melhorou sensivelmente o conhecimento sobre uma variedade considerável de temas, incluindo a melhora da compreensão da fisiologia da escalada.

Entretanto, ficou evidente à época também que alguns aspectos fisiológicos não haviam sido contemplados e que seguiam desconhecidos dos preparadores físicos e fisiologistas dedicados à escalada. Alguns destes aspectos eram as características específicas da captação de oxigênio, cinética da oxigenação do tecido muscular e o fluxo sanguíneo entre as contrações de escalada e o tempo de recuperação específico.

Além de determinar as respostas fisiológicas, foi reconhecido também que havia pouca, ou nenhuma, pesquisa sobre os aspectos psicológicos do esporte, como a tolerância ao estresse, foco da atenção e inteligência emocional. Estes são fatores que são considerados como determinantes em outras disciplinas esportivas, mas que não tem recebido nenhuma atenção da escalada em rocha.

Desta forma, o propósito principal do projeto C-HIPPER foi prestar atenção à avaliação de uma série de aspectos fisiológicos em de uma grande variedade de habilidades exigidas na escalada em rocha.

Recentemente os integrantes do C-HIPPER, com o claro objetivo de aprimorar o aprofundamento de conhecimento, criaram um projeto de Crowdfunding, para levantar dinheiro para adquirir os materiais necessários para desenvolver o projeto.

No projeto dinheiro arrecadado será para a aquisição de objetos como sensores de eletromiografia e outros equipamentos técnicos. Os participantes prometem a máxima transparência, ética e responsabilidade nos gastos e gestão das doações.

Para saber mais acesse: https://www.gofundme.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.