Projeto de parede de escalada futurista ganha prestigiado prêmio de design na Alemanha

Com as inovações tecnológicas em equipamentos esportivos a tendência é que a maneira a qual praticamos esportes tendem a também se modernizar. Com o crescimento do interesse pela escalada esportiva, em especial a de competição, designers estão estudando maneiras para facilitar a construção de muros de escalada em um futuro próximo.

Não é segredo para ninguém que muros de escalada são trabalhosos, mas não caros, de construir o que, obviamente, em um futuro próximo obrigará os ginásios de escalada a oferecerem um pouco mais que apenas espaços com paredes que utilizam método construtivo quase artesanal. A partir deste panorama os estudantes de design da Dalian Nationalities University School of Design Ye Zhen, Zhang Xinyue, Zhao Caiwen, Chen Yidan, Zhang Jie, Hou Jiale, Yu Yi e Qiao Song, supervisionados pelo professor Bao Haimo, criaram um completo projeto de uma parede de escalada que possui um funcionamento parecido com um cubo mágico (também conhecido como Cubo de Rubik).futuris

O cubo mágico é um quebra-cabeça tridimensional inventado pelo húngaro Ernő Rubik em 1974 e tornou-se um ícone da década de 1980 quando foi mais difundido.

academia-de-escalada-futurista

O time de estudantes partiram da seguinte ideia: usualmente as paredes de escalada são fixas e que, após algum tempo, acabam tornando-se obsoletas rapidamente para os seus frequentadores. Esta obsolescência obriga a que os ginásio (pelo menos os bem administrados) a frequentemente renovar o repertório de vias abertas. Este tipo de necessidade faz com que o custo de manutenção de uma academia seja alto,

Assim os futuros designers idealizaram o que eles mesmos batizaram de “Changeable Climbing Wall“, um novo tipo de produto que a superfície (a face voltada para os escaladores) é mudada a partir de um aplicativo de smartphone tornando a via imprevisível a partir disso. Para que a ideia seja executada a parede foi construída em unidades modulares do tipo leque e, a partir do comando pelo aplicativo, são rotacionadas em diferentes ângulos.

Pela proposta inovadora o “Changeable Climbing Wall” foi ganhador do Red Dot Design Award (na categoria recreação). O Red Dot Design é um prêmio internacional de design de produto e comunicação categorizados em design de produto, agências de design e conceitos. O prêmio existe deste 1955 e são exibidos no Red Dot Design Museum localizado na cidade alemã de Essen. Por ano os responsáveis pela premiação recebem mais de 15.500 inscrições de mais de 70 países.

Para maiores informações acesse: http://www.red-dot.sg

academia-de-escalada-futurista-2

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.