Projeto de bonde elétrico no Grand Canyon levanta polêmica nos EUA

Um dos projetos mais polêmicos na exploração turística do Parque Nacional do Grand Canyon está próximo de ser aprovado este mês de setembro: a construção de um bonde elétrico até o fundo do monumento natural. O projeto Grand Canyon Escalate levantou grande controvérsia desde o início e, a partir do dia de ontem, ganhou destaque nas mídias especializadas em esportes outdoor por estar muito próximo de se concretizar.

O Parque Nacional do Grand Canyon (Grand Canyon National Park) é um dos primeiros parques nacionais dos EUA e está localizado na região do estado americano do Arizona. No parque há o icônico desfiladeiro íngreme que foi esculpido pelo rio Colorado, o Grand Canyon, com 446 km de comprimento, largura que varia até 29 km, e profundidade de mais de 1,8 km.

GRAND-CANYON-NATIONAL-PARK-1

A proposta, que consiste em construir um bonde elétrico de uma base (com estacionamento e etc) até o fundo do desfiladeiro, foi enviada ao conselho da nação Navajo (Navajo Nation Council) que tem a oportunidade de aprová-lo ou rejeitá-lo. A proposta, enviada no dia de ontem, tramita até sexta-feira desta semana, está à espera que o publico submeta ponderações a respeito da instalação do bonde elétrico.

O projeto tem como objetivo de construir junto do bonde, uma estrutura hoteleira que levaria à base do desfiladeiro aproximadamente 10.000 pessoa por dia. O local final do bonde seria na confluência de rios que existe no fundo do desfiladeiro.

grand-canyon-2

Segundo ativistas ecológicos e ONG’s especializadas em conservadorismo, o projeto irá impactar enormemente o desfiladeiro e o projeto possui pontos obscuros a respeito de sua instalação.

Um dos pontos com maior polêmica a respeito da instalação é o destino de todo o lixo produzido na construção, assim como a utilização da água para este fim. Caso seja construído, o Conselho Navajo somente irá receber 8% a 18% do que for arrecadado com o bonde sendo o restante destinado para terceirizadores e construtores.

Os idealizadores do projeto afirmam que a construção do bonde, junto com um complexo hoteleiro, criaria 1.000 empregos diretos, e quase 3 vezes isso de indiretos.

Para assinar uma petição (colocar nome e identificação são mandatórios) acesse: https://secure.americanrivers.org

grand-canyon-1

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.