Os principais erros dos produtores de filmes outdoor em festivais

Da mesma maneira que a escalada esportiva ganhou destaque nas mídias de massa com a inclusão do esporte nas Olimpíadas de Tóquio 2020, os filmes documentários de esportes de montanha também ganharam com a vitória de “Free Solo” no Oscar 2019. Os produtores Jimmy Chin e Elizabeth Chai Vasarhelyi entraram para a história como os que abriram as portas para este gênero. Outrora tratado como uma britadeira de “bichos do mato, o ano de 2019 está tendo bastante atenção nos bastidores para exibições em festivais relevantes em todo o mundo. Todos os festivais relevantes, e de credibilidade, são realizados em salas de cinema.

Para participar destes festivais é necessário enviar as obras e esperar para ser aprovado. Cada um possui um critério e nota de corte específica para poder competir e ser merecedor de um prêmio. O envio do filme é, ao menos em tese, o ponto que faz uma pessoa ser eliminada ou não de uma competição. Porém, há alguns comportamentos que acabam desagradando os jurados e organizadores. Comportamentos estes que os produtores deveriam procurar não repetir.

Não ler as regras e regulamentos do festival

Cada festival possui as suas próprias regras e sua própria razão de ser. Os idealizadores, para deixar claro o que desejam dos participantes, criam um conjunto de regras para garantir que ninguém perca tempo. Porém, parecem que muitas pessoas preferem ler de maneira superficial estas regras e buscar outros meios de que alguém explique o que está escrito.

Alguns cineastas nunca gastam tempo pesquisando o perfil do festival para entender se o que estão se submetendo se encaixa no que produziu. Após serem preteridos, passam dias e dias reclamando e maldizendo o festival por não terem sido selecionados.

Formulários de inscrição incompletos ou incorretos

Os produtores que apenas completam parcialmente seus formulários de submissão fazem duas coisas:

  • Se boicotam, pois sua submissão não pode ser considerada e entra na pilha de formulários incompletos (onde a obra não será assistida)
  • A amarra o tempo do administrador com boa vontade quando procura buscar dos detalhes

Portanto caba a cada produtor que tenha o mesmo cuidado que teve para realizar a sua obra, para preencher corretamente o formulário de inscrição. Acreditar que por algum motivo, os organizadores sejam paternalistas com você é desrespeito com os seus concorrentes que preencheram corretamente.

Portanto, verifique com atenção os dados que enviar, como telefone e e-mail, pois eles estando incorretos inviabiliza a sua inscrição.

Produtores incomunicáveis

Se você teve todo o esforço de enviar um filme, o mínimo que se espera de você é que possa ser localizado dentro de um prazo razoável, ou seja: 24 horas. Portanto, se você forneceu um e-mail, não deixe de retorná-lo o mais rápido possível.

Se inevitavelmente tiver que ficar isolado, como no meio da floresta amazônica ou em algum lugar da Patagônia, não deixe de deixar alguém responsável para ser o seu porta-voz e anotar seus recados. Como está participando de um evento de cinema, ser encontrado faz parte do manual de boas maneiras.

Problemas de Copyright

Direitos autorais afetam todas as obras disponíveis no planeta e nos filmes outdoor não seria diferente. Muitos festivais oferecem a oportunidade de distribuir a sua obra, caso vença algum prêmio. Porém, por algum descuido, alguma música, imagem ou cena, possui direitos autorais que necessitam de liberação de seu proprietário.

Além disso, alguns canais de TV a cabo e streaming se interessam também de adquirir algumas destas obras por quantias monetárias consideráveis. Porém os produtores acabam se esquecendo disso e no momento de fechar contrato, acabam perdendo uma boa oportunidade de negócio. Outros, acreditando que são mais espertos que todos os outros seres humanos da face da terra, publicam no Youtube ou Vimeo. Porém estas duas plataformas estão permanentemente monitorando o conteúdo de seus usuários, e acabam também derrubando o filme e, dependendo da reincidência, o próprio canal.

Use sua imaginação e crie algo completamente original, incluindo as músicas. Na internet há várias plataformas de músicas que possuem copyleft. Esta exigência é simples de ser explicada: se tudo for seu, não precisará se importar com os direitos autorais, já que você é o autor e, portanto, o proprietário.

Cineastas estrelinhas

Todos os organizadores de festivais trabalham duro para que cada exibição seja um sucesso. Qualquer festival, tenha ele um ou 50 anos de existência. Portanto, assim como qualquer produtor quer ser bem tratado, estas pessoas que trabalharam no festival também gostam. Ser rude com elas, ou acreditar que é uma estrela e todos deveriam prestar homenagens a você, mostra não somente despreparo intelectual, mas também social.

Portanto, antes de qualquer rompante de nervosismo, procure também se colocar no lado da outra pessoa. Por mais que tenha razão, entenda que acidentes acontece e, uma vez ou outra, acontece um imprevisto.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.