Problemas com a pele das mãos ao escalar? Conheça os principais cuidados e conselhos

Este artigo nos chegou graças ao nosso parceiro escaladagranada.es O artigo foi traduzido e possui bons conselhos.

A escalada é um esporte bastante agressivo e continuamente danoso à pele das mãos. Mantê-las em bom estado ajuda que nosso rendimento nos dias de escalada seja o melhor possível para nossos projetos. Por este motivo inventamos a você que comece a ter consciência sobre o cuidado que é necessário para a sua pele.

Como já foi dito anteriormente, um dos fatores limitantes na escalada no momento de enfrentar uma via exigente com regletes, ou mesmo uma linha de boulder, é a qualidade da pele de nossas mãos. Normalmente este é um dos motivos mais frustrantes, porque deve devemos, em certas ocasiões, colocar esparadrapos em nossos dedos evitando perceber todas as sensações necessárias que uma aresta de uma agarra requer.

Foto: http://escaladagranada.es/

Portanto, quando isso acontece, devemos começar a cuidar da pele de nossas mãos, dedicando pelo menos cinco minutos por dia para isso. Os resultados serão imediatos e sua escalada nunca mais será afetada por este tipo de problema.

Abaixo está um vídeo instrutivo de como fazer o cuidado correto e, logo abaixo, estão listados alguns truques e conselhos para cuidar da pele de suas mãos.

Cuidados e Conselhos

1 – Lave as mãos logo após que terminar de escalar. O magnésio resseca a nossa pele. Por isso quanto mais rápido elimine este produto, mais cedo a pele de suas mãos começará a regenerar. Importante salientar que se vá fazer uso de alicate de unhas para cortar as cutículas e lixá-las espere um pouco antes de fazê-lo.

2 – Se sua pele não apresenta feridas, podemos tirar as peles levantadas com o alicate de unhas e/ou lixar os calos com pedra pomes. Isso ajudará a igualar a pele, evitando que possa ficar com peles soltas nos dedos que engancham em algum lugar e assim rompendo-se.

3 – Utilize uma lixa para as mãos. Isso ajudará a uniformizar a pele, evitando rugosidades, desníveis ou excesso que possam danificar os dedos nas pequenas arestas ou rochas excessivamente abrasivas.

4 – Depois de lavar e nivelar a pele, é recomendavel utilizar algum creme hidratante que ajude a hidratá-la e regenerá-la. Um produto que recomendo é o Climbskin, um creme que é para utilizar depois de cada sessão, preferencialmente com as mãos limpas. Aplique uma fina camada durante a noite, antes de dormir. Lembre-se que a pele hidratada permanece flexível, firme e elástica. Evitando, desta maneira, o desgaste.

5 – Evite expor suas mãos a detergentes. Muitos dos produtos utilizados para limpeza pesada apresenta elementos químicos, que em contato com a água amolece nossa pele e a deixa mais propensa ao rompimento. Por isso recomendamos o uso de luvas de borracha para limpeza.

Conclusão

Foto: https://www.climbskin.com

Por último, caso os conselhos que estão aqui sugeridos produziu uma rachadura em forma de sorriso nas suas digitais, ou mesmo tenha deixado um calo em um aresta que vacou em uma escalada, recomendo que ,se quer seguir escalando, lave, enxague e desinfecte a ferida. Espere que sua pele deixe de sangrar e coloque um esparadrapo respirável sobre ela, certificando-se que que está bem fixado. Isso para que continue seu treinamento ou dia de escalada, até que a mão aguente. Porém, aconselho parar por um dia e permitir que a mão se recupere minimamente.

Portanto, se quer escalar mais e melhor, deve levar muito seriamente o cuidado com a pele das suas mãos. Isso permitirá que escale mais , com mais força e por mais tempo, além de manter a saúde de suas mãos.

Desta maneira se acredita que pode ajuda a melhorar este artigo com algum outro conselho que use, mas não está descrito acima, convido a que nos envie que atualizamos dando-se o crédito.

Tradução autorizada de Escalada Granada

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.