Qual é a principal qualidade que alguém deve ter para escalar forte (de verdade)?

Frequentemente realizo pesquisas com escaladores para saber um pouco do pensamento médio. É importante não fazer parte da bolha social que as redes sociais nos confinam. Cada pesquisa nos entrega informação que pode abrir os olhos, mas a opinião de muitos, lamentavelmente, nem sempre é a verdade baseada em evidências. Algumas pessoas possuem o horizonte curto.

O que mais uma pessoa necessita para escalar forte, não é o mesmo que para escalar melhor. Este detalhe é fundamental. Masturbadores de graus (que sempre estão no mesmo lugar, nas mesmas vias) existem aos montes. Quando qualquer pessoa se refere a outra como um escalador forte, geralmente pensa-se no grau escalado. Na realidade pode ser uma linha de pensamento equivocada.

A pesquisa realizada com a pergunta “qual a principal qualidade que alguém deve ter para escalar forte”, as respostas foram (de um universo de 173 entrevistados):

Comprovado por estudos científicos, a “força de dedos” é de longe (mas muito longe) o mais importante. A explicação está abaixo, portanto não entremos em pânico.

Existe infinitos trabalhos científicos disponíveis no mundo, que já demonstraram que a força das mãos e dedos é fundamental para possibilitar escaladores graus difíceis. Um exemplo claro, são os trabalhos e artigos de Eva López, escaladora e treinadora espanhola (tendo escalado 8c+ francês – 11b brasileiro), que dedicou grande parte de sua vida em estudar e investigar sobre o tema. São estudos e pesquisas universitárias, com teses de mestrado a respeito do assunto. Em seu blog poderá encontrar muita informação que corrobora a importância e, inclusive, chegou a desenvolver métodos de treinamento ultra específicos para melhorar este aspecto.

Nos livros de Erick Horst, a força de dedos é o pilar fundamental para chegar a escalar graus mais difíceis. Mas não confunda, nem corram como desesperados a um fingerboard, porque este fator demora anos em desenvolver e refinar. Procurar resultados rápidos sem planejamento de treinamento, somente irá lesionar e frustrar.

Foto: Kris Holbrook | http://www.krisholbrookphotography.com/

Não é o mesmo que dizer que se necessita para escalar melhor.

Esta pergunta, como sempre, terá um imenso e descomunal DEPENDE. Se você, caro leitor, for um principiante, é óbvio o bom uso dos pés e passa a ser um fator prioritário. Um bom escalador deve ter técnica, antes de pensar em ter força. Por isso, se seus objetivos são vias mais verticais e positivas, procure focar na técnica antes de pensar em força bruta. Se o seu sonho são vias bem negativas ou de teto, braços e abdominais podem fazer uma grande diferença, inclusive se tiver uma grande força nas mãos. Mas este detalhe funciona somente em graus mais altos.

A força dos dedos pode ajudar bem para escalar mais forte, mas como tem sido a tônica de meus artigos, a paciência parece ser o principal fator que falta em um escalador comum. Sem dúvida nenhuma, treinamentos bem desenvolvidos, baseados em ciência e planejamento, são o que existe em escaladores mais fortes.

Não se esqueça de dar opinião (basta deixar mensagem por aqui, que respondo) e compartilhar o resultado da pesquisa. Ajuda a todos saber, mas sempre com a visão de que se pode saber mais, inclusive mudar seu ponto de vista quando há algo bem planejado a seu alcance.

Tradução autorizada: http://rocanbolt.com

banner-rocanbolt

There is one comment

  1. Miguel

    Artigo que não retrata a realidade. A principal qualidade para se ser um bom escalador é a capacidade mental… É ela que te dá a capacidade de sofrimento para o treino, para continuar a lutar na via quando já estás todo roto, ou com lesões e continuas a lutar ou até quando já tens a última segurança 4 metros a baixo dos pés e é ela te te obriga a treinar mesmos nos dias que estás todo roto do treino anterior… Sem capacidade mental, até podias ser o Hércules, que não passas de um frouxo…

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.