Bolívia tem ascensão do primeiro 11c do país – Assista ao vídeo da cadena histórica

Nesta semana a comunidade de escalada da Bolívia anunciou a cadena do primeiro 9a francês (11 brasileiro) do país. Desta maneira este é o quarta via com esta graduação na América Latina. A via foi encadenada pelo escalador alemão Pirmin Bertle de 32 anos de idade. Este é o terceiro 9a francês do alemão. Em junho deste ano já tinha encadenado um no Chile (via “Ruta de Cobre”, em Socaire no deserto do Atacama) e outro na Argentina (via “Azul es el cielo de los ciegos” em Piedra Parada).

Na Bolívia, após a cadena, Primin batizou a via de “In this light you look like Poseidon”. Um detalhe interessante sobre a conquista é que a via fica a quase 4.000 metros acima do nível do mar. Por isso o ar rarefeito faz com que a dificuldade da via, localizada no altiplano, seja mais desafiante.

O local de escalada o qual se encontra a via é chamado de “El Edén”. Bertle gastou apenas três dias de tentativas. A via consiste de aproximadamente 25 movimentos boulderísticos, com apenas um ponto de descanso em toda a linha.

O local de escalada conhecido como El Eden, que já foi destaque na Revista Blog de Escalada, é considerado o melhor lugar de escalada esportiva na Bolívia. Tradicionalmente é palco de um encontro de escaladores, que tem como principal objetivo desenvolver o lugar. Com aproximadamente 80 vias de escaladas conquistadas, ainda é um diamante bruto à espera de escaladores que queriam conquistar vias dos mais diversos graus. O tipo de rocha é a vulcânica, muito semelhante à encontrada em locais já consagrados da América do Sul como Piedra Parada e Valle Encantado na Argentina.

No mesmo lugar, há a existência de uma fenda de 60 metros de altura. O refúgio (que possui água e luz elétrica) de escaladores, de propriedade de German Huanaco, está próximo ao lugar, ficando a poucos minutos de caminhada

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.