Bolívia tem ascensão do primeiro 11c do país – Assista ao vídeo da cadena histórica

Nesta semana a comunidade de escalada da Bolívia anunciou a cadena do primeiro 9a francês (11 brasileiro) do país. Desta maneira este é o quarta via com esta graduação na América Latina. A via foi encadenada pelo escalador alemão Pirmin Bertle de 32 anos de idade. Este é o terceiro 9a francês do alemão. Em junho deste ano já tinha encadenado um no Chile (via “Ruta de Cobre”, em Socaire no deserto do Atacama) e outro na Argentina (via “Azul es el cielo de los ciegos” em Piedra Parada).

Na Bolívia, após a cadena, Primin batizou a via de “In this light you look like Poseidon”. Um detalhe interessante sobre a conquista é que a via fica a quase 4.000 metros acima do nível do mar. Por isso o ar rarefeito faz com que a dificuldade da via, localizada no altiplano, seja mais desafiante.

O local de escalada o qual se encontra a via é chamado de “El Edén”. Bertle gastou apenas três dias de tentativas. A via consiste de aproximadamente 25 movimentos boulderísticos, com apenas um ponto de descanso em toda a linha.

O local de escalada conhecido como El Eden, que já foi destaque na Revista Blog de Escalada, é considerado o melhor lugar de escalada esportiva na Bolívia. Tradicionalmente é palco de um encontro de escaladores, que tem como principal objetivo desenvolver o lugar. Com aproximadamente 80 vias de escaladas conquistadas, ainda é um diamante bruto à espera de escaladores que queriam conquistar vias dos mais diversos graus. O tipo de rocha é a vulcânica, muito semelhante à encontrada em locais já consagrados da América do Sul como Piedra Parada e Valle Encantado na Argentina.

No mesmo lugar, há a existência de uma fenda de 60 metros de altura. O refúgio (que possui água e luz elétrica) de escaladores, de propriedade de German Huanaco, está próximo ao lugar, ficando a poucos minutos de caminhada

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.