A história não contada da primeira nepalesa a escalar o Monte Everest

Foi liberado no início desta semana trailer do filme The Glass Ceiling, um pequeno documentário que irá contar a história de Pasang Lhamu Sherpa, a primeira mulher a subir nepalesa a subir o Monte Everest (8.848 m). Pasang Lhamu Sherpa nasceu em 1961 e faleceu em 1993.

Nascida em uma família de montanhistas, esteve envolvida com a escalada desde pequena. A nepalesa também escalou montanhas icônicas como Mont Blanc (4.810 m), Cho Oyu (8.201 m), e Pisang Himal (6.091 m), entre outras. Desde a infância trabalhava como guia de trekking no Nepal junto de seu pai.

Antes de conseguir escalar o Monte Everest (8.848 m), Pasang Lhamu Sherpa tentou três vezes. A nepalesa era uma das maiores ativistas dos direitos das mulheres nas montanhas em seu país, dominado por tradições que entendiam que uma mulher deveria ficar em casa. Apesar Pasang não sabia nem ler ou escrever, além de ser de uma minoria étnica e religiosa, não a impediu de lutar por seu lugar. Tragicamente, Pasang morreu no descenso do Everest.

Mesmo não chegando ao campo base do Everest, Pasang Lhamu Sherpa conseguiu ser considerada uma heroína, começando uma modificação de pensamento no país com relação às mulheres. No Nepal há estátuas, estradas, hospitais e até mesmo uma montanha com seu nome. A montanha nepalesa Jasamba Himal (7,315 m) foi renomeada para Pasang Lhamu Peak.

Foto: http://ecs.com.np

A nepalesa é conhecida como a maior prova de que uma pessoa de coragem e determinação pode impactar todo o país. Para toda uma geração que posteriormente nasceu após a conquista de Pasang Lhamu Sherpa, é considerada referência e até mesmo um mito.

Quando a montanhista nepalesa conseguiu subir o Monte Everest, apenas 16 mulheres em todo o mundo tinham conseguido a façanha. Lembrando que em 1994 o turismo de montanhismo no Everest não estava massificado como está atualmente.

Para saber mais sobre o filme acesse: http://www.theglassceilingmovie.com

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.