PrimaLoft cria forramento sintético biodegradável para roupas outdoor

Como descrito aqui na Revista Blog de Escalada, um dos principais desafios das empresas especializadas na fabricação de equipamentos outdoor, é em como diminuir seu impacto no meio ambiente. Isso porque muito de seus equipamentos são baseados em plásticos.

Porém a empresa PrimaLoft parece ter solucionado uma debilidade existente em forramento sintético: a biodegradação dos produtos outdoor. Ao menos em parte.

A invenção partiu da análise de um problema crônico: menos de 10% dos plásticos produzidos globalmente são reciclados. Por isso toneladas de microfibras de plástico são “despejadas” em nossos rios e oceanos a cada ano. Um problema que precisa ser contornado rapidamente. Por isso a PrimaLoft decidiu diminuir drasticamente o lixo plástico e criar não apenas um forro sintético 100% reciclado, mas também biodegradável. A equipe de cientistas e engenheiros da PrimaLoft levou quatro anos para desenvolver o PrimaLoft Bio, um forro sintético feito de fibras 100% recicladas que se degradam a uma taxa altamente acelerada em aterros sanitários e oceanos.

A biodegradação é definida como o processo de transformação química promovida pela ação de micro-organismos sob condições adequadas de temperatura, umidade, luz, oxigênio e nutrientes. A biodegradação pode ser aeróbica ou anaeróbica. Normalmente, considera-se que um material é biodegradável quando eles se decompõem em uma escala de tempo de semanas ou meses.

De acordo com a empresa, forro é “funcional” e esteticamente idêntico aos outros forros sintéticos produzidos pela empresa, mas se biodegrada muito mais rápido. Em um aterro, onde os forros tradicionais levariam séculos ou mais para se decompor, o PrimaLoft Bio levará décadas. Não é o ideal, é verdadade, mas já é um gande avanço.

Para ajudar o forro a degradar-se mais rapidamente, as fibras recicladas contêm um aditivo que as torna mais “atraentes” para os micro-organismos encontrados em aterros e oceanos. Esses micro-organismos consomem as fibras em um ritmo mais rápido.

Do processo de biodegradação da nova fibra, resulta em água, metano, dióxido de carbono e biomassa. A empresa afirma que o PrimaLoft Bio só será biodegradável quando exposto aos micróbios em aterros sanitários ou corpos de água.

A empresa está atualmente trabalhando com marcas parceiras de negócios para implementar o forro biodegradável em suas linhas de produtos. O PrimaLoft Bio está planejado para estar disponível para os consumidores em meados de 2020.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.