Designer desenvolve portaledge inflável que promete repensar a escalada em Big Wall

Fosse possível elaborar uma estatística entre o universo de escaladores, há uma porcentagem relativamente baixa daqueles que praticam o Big Wall. O estilo consiste em escalar uma grande parede de rocha que seja necessário dormir pendurado nela. O equipamento utilizado para os escaladores dormirem na parede é o portaledge. A grosso modo, o portaledge é uma rede de dormir “reinventada”, para poder proporcionar aos escaladores, adeptos do estilo Big Wall, a dormirem confortavelmente.

Enquanto no Brasil pessoas sem muita noção de design tentam reinventar a roda, produzindo modelos inseguros e artesanais (que na verdade colocam em perigo a própria segurança) com portas de banheiro e similares, no exterior o equipamento já existe desde o início da década de 1980. Uma porta de banheiro, além de não ser dobrável e possuir um peso incômodo para a escalada. Um portaledge, por definição, deve ser montável e desmontável.

O primeiro portaledge da história foi implementado em Yosemite e foi inventado pelo escalador Mike Graham. Um portaledge de qualidade pesa aproximadamente de 7 a 12 kg. Os portaledge, por conceito de design, são colapsáveis (montáveis e remontáveis) e puxados em um haulbag. Atualmente existem sete tipos diferentes de portaledge disponíveis no mercado de marcas confiáveis, feitos com materiais de qualidade e planejado por designers.

Apesar da variação de peso, a maioria dos sistemas de portaledge usa estruturas de metal volumosas e tecido resistente e longarinas rígidas. Tudo isso para obter estabilidade. Mas a empresa G7 Climbing Equipment lançou o primeiro produto da marca, o G7 POD, é um portaledge inflável e que pesa 1,5 kg. A empresa gastou nada menos que seis anos desenvolvendo o G7 POD, que possui borda inflável leve, de quatro estações e isolada.

O G7 POD é feito com nylon de alta resistência de 235 deniers com um laminado de TPU especialmente desenvolvido. O equipamento é comercializado na dimensão 213 x 75 cm, mas quando desinflado fica compactado com 45 x 20 x 15 cm.

Para viabilizar o projeto, a empresa lançou no dia de ontem um projeto de financiamento coletivo. O desejo inicial era arrecadar US$ 35.000, mas em apenas um dia já conseguiu arrecadar US$ 91.572 no momento da publicação deste artigo.

Mais informações: https://www.kickstarter.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.