Por que 9 em cada 10 escaladores se lesiona? Uma análise científica dos treinamentos errados

Após verificar uma pesquisa com escaladores é nítido que a incidência de lesões na escalada é catastroficamente constante e indica algo inevitável a todos: Se decidiu escalar por escalar, você possui 90% de probabilidade de se lesionar.

A escalada como esporte, independentemente do incrível que possa ser, é o mais antifisiológico que existe, especialmente para suas mãos e dedos.

Mas vamos à realidade de uma pesquisa que realizei sobre as lesões mais frequentes na escalada. A partir dela tentei fazer uma análise sobre estes 10% de escaladores que nunca se lesionaram para tentar aumentar este número.

Na pesquisa realizada o espaço amostrar era de 195 escaladores (um número significativo) que responderam um questionário com mais de uma alternativa que poderia escolher mais de uma lesão. Os resultados foram os seguintes:

Análise dos dados

Apenas observando os números percebemos que as duas primeiras categorias evidencia a lesão nas mãos como as principais. O motivo é óbvio, pois decididamente são as mãos que faz o trabalho mais duro e, consequentemente, anti-natural.

Um defeito da pesquisa, admito, é não poder saber com exatidão qual foi a lesão mais frequente relacionando-a com outra. Obviamente que pelos valores, há mais escaladores que se lesionaram mais com o decorrer do tempo.

Também sabe-se pouco de quantas vezes o escalador(a) sofreu determinada lesão, porque lesionar a mão e cotovelo uma vez na vida pode ser menos pior do que muitas vezes somente a mão.

Um outro valor que ficou obscuro, e faz muita falta, é a quantidade de tempo escalando, grau e quando foi a lesão. Isso porque estas variáveis são muito importantes para decidir quando é o momento mais apropriado de preveni-las.

Todas estar peguntas a respeito destes dados não coletados devem ser investigadas com o passar do tempo

Análise das lesões

A lesão de tornozelo e/ou joelho, me chama a tenção pela sua frequência. Obviamente que pela movimentação na escalada é quase impossível uma lesão de tornozelo. Mas todos que caminham sabe que esta lesão é comum até para quem caminha. O que leva a acreditar que a lesão de tornozelo foi por causa de quedas e choques com a superfície da rocha, ou mesmo quedas em p´ratica de boulder. Inclusive acontece de torcer o tornozelo durante a trilha de acesso ao local de escalada.

O joelho, entretanto, é suscetível de machucar no movimento de drop knee e há bastante casos nesta situação.

A lesão de ombro também me chama a atenção ocupando a terceira posição de lesão mais frequente. É importante salientar (inclusive já abordei em outros artigos) que é uma lesão evitável se o atleta fizer um bom aquecimento e prevenção do local com exercícios que, se por um lado não irá fazer ninguém subir o grau, evitam que o ombro se lesione. A pessoa irá desta maneira, escalar MAIS em quantidade, não em força.

Ao final da análise destes dados o que fica claro é que a porcentagem de escaladores que não se lesionaram é dramaticamente baixo, sendo somente 13%, ou seja 9 em cada 10 escaladores apresentaram uma lesão durante a vida.

Lesão Ombro

Foto: https://www.onnit.com

Conclusão

Se você, caro leitor, não sentiu nenhuma lesão na sua vida, deve saber que ainda assim permanece com 90% de possibilidades de que tenha uma. Mesmo que esteja 100% bom neste momento esta probabilidade não muda.

A cifra de 90% pode sofrer uma melhora (abaixar) e, em um mundo perfeito, chegar a quase 0% se você, caro leitor, fizer todo o possível de se prevenir e, desta maneira, não adquirir nenhuma lesão.

Mas diante dos resultados deveríamos nos perguntar algo mais. De você, que está lendo este texto qual é a porcentagem que, ligado às estatísticas acima, foram motivos de:

  • Aquecimento deficitário ou de overtraining?
  • Ausência de aquecimento
  • Falta de exercícios funcionais dos músculos antagonistas
  • Buscar escalar um grau mais forte antes do tempo
  • Ignorar a pequenas dores, que identificam uma pré-lesão

Tradução autorizada de: http://rocanbolt.com

banner-rocanbolt

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.