Pilates para escaladores – Quais os benefícios do método para a escalada?

O Pilates é um método de condicionamento físico geral, ancorado em 6 princípios básicos. “Concentração, controle, centralização de força, fluidez, precisão e respiração”. No Pilates, o praticante através de um processo respiratório controlado controla as ações corporais com postura e precisão de movimentos.

O método pode trazer benefícios para a prática da escalada. Aqui apresentamos quatro destes princípios básicos que podem ajudar no desenvolvimento de escaladores:

Concentração

Desde a posição inicial (preparação) de cada movimento, o escalador deve se ater a postura e mentalização do exercício.

O alto nível de concentração permite que o escalador esteja 100% ligado no que está acontecendo com seu corpo, enquanto ele se movimenta, evitando se distrair com elementos externos e sentindo cada parte de seu corpo que toca as agarras ou rochas, ou que permite posicionar-se sem gastar muita energia.

pilates

Controle

Aqui pretende-se ter total noção do corpo no espaço, toda a dimensão da amplitude de nossas articulações, músculos, emoções e respiração. O controle sobre os músculos da pelve, abdome e cintura escapular auxiliam na manutenção de um corpo estável, equilibrado e forte.

Outro ponto, é o domínio sobre os músculos respiratórios, que torna a respiração mais eficiente durante a prática. Cada tomada de decisão e ação na escalada é cuidadosamente planejada para não perder o equilíbrio.

pilates

Respiração

No Pilates ensinamos os alunos a buscar uma inspiração profunda e prolongada, trabalhando controladamente o inspirar e expirar durante a prática. Na medida em que inspiramos, alongamos nosso eixo vertebral e reduzimos a pressão nos discos intervertebrais.

A respiração ajuda no controle dos altos níveis de cortisol gerado pelo estresse do dia a dia, medo, ou situações de prática. Sabemos que um dos grandes desafios dos escaladores é o controle do medo e emoções, nas situações de queda.

pilates

Precisão

É o refinamento no controle muscular de maneira eficaz, trabalhando o corpo de forma precisa, sem exageros ou desperdício de energia. Para o escalador, a precisão nos movimentos torna a escalada e suas progressões, mais eficientes.

Evitando a fadiga desnecessária, não sobrecarregando músculos e articulações precocemente.

pilates

No Pilates as ações são cuidadosamente planejadas e o objetivo é que o corpo trabalhe de maneira harmoniosa, reduzindo os níveis de estresse físico e emocional, sendo uma opção favorável para ampliar as habilidades e capacidades necessárias para a escalada em diversos níveis.

Autores do texto:

  • Tiago Pereira Duarte
    • Profissional de Educação Física – CREF: 079813-G/SP. Escalador. Proprietário do Philos Centro de Treinamento. Especialista no método Pilates e Treinamento Funcional.
  • Dimitri Wuo Pereira
    • Professor de Educação Física – CREF 099020-G/SP. Escalador. Professor Universitário. Autor do livro Escalada – editora Odysseus.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.