Pilates para escaladores – Quais os benefícios do método para a escalada?

O Pilates é um método de condicionamento físico geral, ancorado em 6 princípios básicos. “Concentração, controle, centralização de força, fluidez, precisão e respiração”. No Pilates, o praticante através de um processo respiratório controlado controla as ações corporais com postura e precisão de movimentos.

O método pode trazer benefícios para a prática da escalada. Aqui apresentamos quatro destes princípios básicos que podem ajudar no desenvolvimento de escaladores:

Concentração

Desde a posição inicial (preparação) de cada movimento, o escalador deve se ater a postura e mentalização do exercício.

O alto nível de concentração permite que o escalador esteja 100% ligado no que está acontecendo com seu corpo, enquanto ele se movimenta, evitando se distrair com elementos externos e sentindo cada parte de seu corpo que toca as agarras ou rochas, ou que permite posicionar-se sem gastar muita energia.

pilates

Controle

Aqui pretende-se ter total noção do corpo no espaço, toda a dimensão da amplitude de nossas articulações, músculos, emoções e respiração. O controle sobre os músculos da pelve, abdome e cintura escapular auxiliam na manutenção de um corpo estável, equilibrado e forte.

Outro ponto, é o domínio sobre os músculos respiratórios, que torna a respiração mais eficiente durante a prática. Cada tomada de decisão e ação na escalada é cuidadosamente planejada para não perder o equilíbrio.

pilates

Respiração

No Pilates ensinamos os alunos a buscar uma inspiração profunda e prolongada, trabalhando controladamente o inspirar e expirar durante a prática. Na medida em que inspiramos, alongamos nosso eixo vertebral e reduzimos a pressão nos discos intervertebrais.

A respiração ajuda no controle dos altos níveis de cortisol gerado pelo estresse do dia a dia, medo, ou situações de prática. Sabemos que um dos grandes desafios dos escaladores é o controle do medo e emoções, nas situações de queda.

pilates

Precisão

É o refinamento no controle muscular de maneira eficaz, trabalhando o corpo de forma precisa, sem exageros ou desperdício de energia. Para o escalador, a precisão nos movimentos torna a escalada e suas progressões, mais eficientes.

Evitando a fadiga desnecessária, não sobrecarregando músculos e articulações precocemente.

pilates

No Pilates as ações são cuidadosamente planejadas e o objetivo é que o corpo trabalhe de maneira harmoniosa, reduzindo os níveis de estresse físico e emocional, sendo uma opção favorável para ampliar as habilidades e capacidades necessárias para a escalada em diversos níveis.

Autores do texto:

  • Tiago Pereira Duarte
    • Profissional de Educação Física – CREF: 079813-G/SP. Escalador. Proprietário do Philos Centro de Treinamento. Especialista no método Pilates e Treinamento Funcional.
  • Dimitri Wuo Pereira
    • Professor de Educação Física – CREF 099020-G/SP. Escalador. Professor Universitário. Autor do livro Escalada – editora Odysseus.

Dimitri Wu é Escalador, professor do curso de Educação Física da UNINOVE-SP, doutorando em Educação, autor dos livros Escalada e Pedagogia da Aventura

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.