Petzl divulga detalhes de nova versão do grigri que terá sistema anti-pânico

A empresa francesa de equipamentos de técnicas verticais Petzl divulgou recentemente detalhes da nova versão de seu produto de montanhismo mais popular: O grigri.

O dispositivo de segurança auto-bloqueante fez mito sucesso quando lançado, e por ser um produto inovador e por muito tempo exclusivo da empresa francesa tornou-se líder de mercado e referência na comunidade de escaladores. Após muito tempo a empresa realizou uma atualização no design do produto lançando o Grigri 2 em 2010.

Neste ano a Petzl irá divulgar na feira internacional de produtos outdoor, a Outdoor Show em Friedrichshafen, cidade da Alemanha de 60.000 habitantes, sua nova releitura de seu equipamento : o Grigri+.

Petzl-Grigri-2

Comparando o novo modelo com as versões anteriores, seu design é menor e mais grosso e com uma aparência e robusta e rústica. Dentre as inovações que o Grigri+ traz um novo sistema anti-pânico, que irá travar o dispositivo evitando quedas por distração do segurador. O sistema já foi extensamente testado e é usado no Petzl ID Descender (uma espécia de Grigri para uso industrial). Segundo a empresa o novo sistema anti-pânico irá facilitar a vida de escaladores novatos e inexperientes.

No Grigri+ terá também uma chave para ajustar o equipamento em dois modos : um para o escalador guiando e outro para escaladas em top-rope. Este botão de ajuste do “modo de escalada” o controlará a “maciez” com que a corda pode passar pela câmara e, assim, prover maior segurança para quem escala.

Petzl-Grigri-6

No equipamento terá um protetor de aço inoxidável dentro da placa para dar maior proteção à corda no momento do esmagamento. Haverá também um espaço maior entre a câmara que permite mais espaço para a corda passar, e assim reduzir o desgaste das cordas que ficavam “peludas” com o tempo de uso do modelo anterior.

O diâmetro máximo de uma corda de escalada no equipamento continua de 11 mm.

A previsão para o produto estar disponível no mercado é meados de 2017, com previsão de preço em torno de US$ 120,00

Para mais detalhes : https://www.petzl.com

Petzl-Grigri-3

Petzl-Grigri-5

Petzl-Grigri-4

Sobre o Autor

Luciano Fernandes

Luciano Fernandes

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha e Argentina. É totalmente dedicado ao esporte de escalada em rocha e é apaixonado em filmes Outdoor. Para aproveitar melhor esta paixão fez curso de documentário na Escola São Paulo, além dos cursos de “Linguagem Cinematográfica” e “Crítica de cinema”. Foi jurado do Rio Mountain Festival. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Espanha, Uruguai e Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.