Escalada em solitário em Yosemite: Filme “Without a Partner” é liberado na íntegra

Em novembro de 2016, o escalador britânico de Sheffield Pete Whittaker se tornou a primeira pessoa a escalar em solitário (rope solo free climbing) no El Capitan em menos de 24 horas. O escalador realizou a façanha em 20h06min. A escalada em solitário é uma disciplina que poucas pessoas dominam.

O escalador realizou, neste processo, o filme “Without a Partner”, que foi liberado recentemente na íntegra pela The British Mountaineering Council (BMC). A entidade é o equivalente à Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada no Reino Unido. O instituto britânico, para manter-se, promove a elaboração de livros, filmes e festivais da escalada.

Foto: Dustin Moore

A produção foi dirigida e editada por Adam Bailes. As câmeras foram operadas por Jen Randall, Pete Whittaker, Dustin Moore e Adam Bailes.

O nome do escalador pode parecer desconhecido, mas ele faz parte da dupla conhecida como Wide Boyz. Pete Whittaker escalada desde os seis anos de idade. Na Inglaterra e nos EUA realizou várias primeiras acensões em vias difíceis e icônicas como a “Century Crack” graduada em 5.14b americano (11a brasileiro), “The Millennium Arch” graduada em 5.14 americano (10/11 brasileiro).

Whittaker é também ganhador do Piton de Ouro, considerado dos prêmios mais prestigiados do esporte, em duas ocasiões: 2011 e 2016. Ambos por escalada em fendas.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.