Perneira contra ataque de cobras: Realmente funciona?

Muito pouco usada, a perneira contra ataque de cobras é altamente recomendada para quem realiza um trekking com alta incidência de animais peçonhentos. O equipamento também é conhecido como polaina ou caneleira. Tudo depende de que loja ou que região que mora no Brasil. Em inglês é snake gaiters.

Geralmente, esta perneira ou polaina é um tipo de proteção ou espuma protetora que cobre a parte inferior do calçado, o tornozelo e praticamente toda a canela até a altura do joelho. A maioria das caneleiras modernas é feita principalmente de tecido sintético, enquanto as polainas antigas eram feitas principalmente de espuma. A razão por trás de usar tecido sintético (Nylon, Cordura, poliéster resistente) é que, estes tecidos são resistentes, bem como peso leve. Para o desempenho de impermeabilização, algumas polainas consistem de uma membrana laminada no tecido externo.

No Brasil existem modelos sintéticos e também de couro (que podem ser feitas sob encomenda em selarias). A coisa mais importante ao comprar um par de perneira contra ataque de cobras é considerar o objetivo. Existem diferentes tipos, formas, tamanhos e materiais A principal diferença, claro, está no material deles. As caneleiras de cobra são pouco mais duras do que as polainas de trekkings comuns. Exatamente por isso que deve-se pelo menos também nomeá-las de maneira diferente.

Mas realmente funciona?

De acordo com estudos estatísticos, grande parte das picadas de cobra ocorre abaixo dos joelhos em 80% das situações. Portanto, utilizar uma perneira que impeça a cobra de inocular o veneno, já ajuda a prevenir alguma situação desagradável. Não compre modelos que protejam o seu joelho, pois estes modelos também não são feitos para repelir a picada de cobra.

As perneiras de plástico ou material emborrachado, que são reforçadas somente na parte frontal, são as mais frágeis e mais suscetíveis a picadas de cobras, portanto estes modelos não são aconselháveis para serem usados em atividades como trekking e hiking. Há modelos de neoprene com couro sintético, que também são frágeis e que não protegem de picadas de animais peçonhentos.

Então, se você está caminhando em lugares onde as cobras não são difíceis de encontrar, então é melhor usar perneiras de cobra para segurança adicional. Os modelos de couro (em especial de couro tanino) possuem a vantagem de não absorverem água com tanta facilidade. Entretanto, possuem um peso próprio considerável. No Brasil há empresas que comercializam as caneleiras contra ataques de cobras feitas de um material chamado “Bidim”, uma espécie de material sintético (mas estes modelos somente possuem reforço na parte frontal).

Por ser muito utilizado por trabalhadores, este equipamento recebe uma certificação EPI. N° CA:32562. A perneira também é útil para evitar cortes com lâminas de facão, enxadas e outras ferramentas típicas de trabalho no campo.

There are 4 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.