Sobrevivência: Aprenda a como fazer fogo com elementos químicos

Situações de sobrevivência despertam o interesse de várias pessoas. Claro que durante uma situação extrema, é necessário tomar medidas extremas.

Como você faria em uma situação que necessitasse esquentar algo em um trekking ou hiking, mas não possui nem fósforo, isqueiro ou pederneira?

Permanganato de potássio

Permanganato de potássio

Para esta situação você pode utilizar um “fogo químico”. Antes mesmo de descrever abaixo como realizar este tipo de artefato, é importante deixar bem claro que ele deve ser utilizado SOMENTE (sem nenhuma exceção) em situações de emergência.

O motivo do aviso é simples: no fogo químico, o qual será explicado abaixo, há um importante elemento que é o permanganato de potássio. Este elemento químico é um oxidante potente e, quando misturado a outros elementos químicos, pode criar uma mistura explosiva.

Além disso, o permanganato de potássio pode manchar a roupa, ou mesmo a sua pele. Uma caixa com comprimidos de permanganato de potássio pode ser comprada em qualquer farmácia. O permanganato de potássio é uma substância antisséptica com ação bactericida, que pode ser utilizada para limpar feridas e facilitar a cicatrização da pele. Este elemento pode ser encontrado comercialmente com o nome de Prematon, em forma de comprimidos.

Fogo com produtos químicos

Permanganato de potássio

 

Para produzir o fogo químico é necessário possuir uma pequena quantidade de açúcar refinado. Caso não possua açúcar refinado, pode-se utilizar alguma balinha devidamente amassada e quebrada (da mesma maneira que fazemos com o alho quando cozinhamos). Para a mesma quantidade de permanganato de potássio separamos a mesma quantidade de açúcar.

Amasse o comprimido de permanganato de potássio em cima de uma folha de árvore, ou mesmo em cima de uma pedra. Vá friccionando esta mistura lentamente, (preferencialmente com o cabo de seu canivete ou faca. Caso tenha à mão, utilize uma pedra com uma superfície relativamente lisa.

À medida que for realizando a fricção, haverá faíscas. Portanto, durante este procedimento tenha à mão algum produto inflamável, como um pedaço de papel ou folhas secas.

 

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.